São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa 2006

Entidade divulga dados biométricos de todos os 736 jogadores que estão inscritos para jogar o Mundial

Pela lista oficial do torneio, atacante tem hoje 70 kg, 10 kg a menos do que anunciam o Barcelona e seu preparador físico pessoal


Fifa cria dois pesos para Ronaldinho

LUÍS FERRARI
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a Fifa, Ronaldinho está 10 kg mais leve do que estava no Barcelona em fevereiro. Ontem, a entidade que comanda o futebol divulgou a lista oficial de pesos e alturas de todos os 736 jogadores chamados para a Copa da Alemanha. E informou que o melhor jogador do mundo pesa 70 kg. Há três meses, seu preparador físico pessoal, Joaquim Valdimar Gonçalves Garcia, afirmou com exclusividade à Folha que uma das prioridades do trabalho que conduzia na casa do jogador era fazê-lo aumentar a massa muscular. Afirmou ainda que o peso ideal do meia-atacante do Barcelona é 80 kg e que ele havia atingido a marca já em 2005. Há discrepância também na altura do atleta. Na lista da Fifa, ele tem 1,78 m; no site oficial do Barcelona, 1,81 m. Comparando os dados anunciados ontem pela Fifa com lista idêntica, que ela aprontou para a Copa de 2002, no elenco brasileiro, o jogador que mais teve variação de peso é Ronaldinho, que atuou na Ásia, oficialmente, com 76 kg. Depois dele, o atleta da equipe de Carlos Alberto Parreira que, segundo a Fifa, mais teve variação de peso é Ronaldo. Em 2002, ano em que foi o artilheiro do certame (oito gols), ele pesava 77 kg. Ontem, foram divulgados 82 kg. Dois outros veteranos da conquista no Japão e na Coréia do Sul ganharam quilos, segundo a listagem da Fifa. O lateral-direito Cafu, que passou o período anterior à Copa em recuperação de uma cirurgia, entrará em campo na sua quarta Copa com 75 kg, contra os 74 kg que registrou há quatro anos. Já o goleiro reserva Rogéri está com 88 kg em 2006, o que faz dele o jogador mais pesado da seleção brasileira. No Mundial anterior, para o qual também foi com o papel de suplente, estava com 85 kg, segundo o informe oficial. Outros seis veteranos da vitoriosa campanha do penta -Dida, Edmílson, Gilberto Silva, Kaká, Lúcio e Roberto Carlos- têm oficialmente peso idêntico ao que ostentavam quatro anos atrás. Como o meia Ricardinho, outro que vai para seu segundo Mundial consecutivo, foi chamado às pressas em 2002, a Fifa não o incluiu na relação divulgada para o último torneio. Se pecou no peso do melhor do mundo, a lista da Fifa pode servir para ajudar a traçar um perfil das equipes. Por exemplo, em sua segunda partida da Copa, contra a Austrália, o elenco de Carlos Alberto Parreira vai encarar o time mais pesado do torneio. Se forem precisas, as marcas individuais também mostram aspectos inusitados da Copa. Quatro jogadores superam a marca dos 2 m de altura. Um deles, o goleiro australiano Kalac, com 2,02 m, é o reserva de Dida no Milan. No Mundial, ele também deve ficar no banco. Os três dígitos no peso também são superados -e justamente por outro jogador de 2,02 m de altura. O atacante Jan Koller, titular da República Tcheca, é oficialmente o atleta mais pesado, com 100 kg. O jogador mais leve deste Mundial é o meio-campista Mohammad Al Shlhoub, camisa 10 da Arábia Saudita, com 59 kg -só 1 kg a menos que Robinho. O mais baixo, com 1,62 m, é o equatoriano Christian Lara.


Colaborou FABIO TURA , do Datafolha


Texto Anterior: Xico Sá: "Desafio ao Galo" globalizado
Próximo Texto: 60
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.