São Paulo, terça-feira, 26 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estepe

Sem Ronaldo, Mano testa dependência

Técnico aposta em perseverança de Souza, que deve substituir o atacante contra Vasco, amanhã, e Santos, no domingo

Período do Corinthians sem o Fenômeno pode ser ainda maior se ele for condenado em julgamento no STJD por ter puxado o cabelo de rival


Rubens Cavallari/Folha Imagem
Mano Menezes passa instrução ao lateral Alessandro no treinamento de ontem do Corinthians


DA REPORTAGEM LOCAL

Ronaldo está fora da partida contra o Vasco, amanhã, no Maracanã, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.
O atacante sentiu um problema muscular e também desfalcará o Corinthians na partida contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro.
A ausência de Ronaldo vai ser um teste para o Corinthians provar que não sofre dependência tática e psicológica de seu principal jogador.
"O Ronaldo está com uma contratura na panturrilha da perna direita e não jogará contra o Vasco. É certeza que ele também está fora do clássico do final de semana. Ele precisa de um pouco mais de tempo para se recuperar", afirmou o médico do clube, Joaquim Grava.
O escolhido do técnico Mano Menezes para substituir o Fenômeno deve ser Souza. O treinador tentará aproveitar a semelhança no estilo de jogo entre os dois atletas para manter o padrão tático da sua equipe.
"O Souza não vai se tornar um craque de uma hora para outra, mas sabe o que pode render e não se deixa abater."
A personalidade forte do reserva conquistou o treinador. "Ele não está em um bom momento, mas na partida contra o Barueri, na hora do pênalti, foi lá e pediu a bola para bater."
Além disso, Mano conta com a experiência do jogador. Souza já atuou por Flamengo e Vasco e foi campeão carioca jogando com o Maracanã lotado. "Ele conhece o estádio de cabo a rabo e não vai se assustar."
O treinador não confirma a escalação do atacante porque pensa na possibilidade de utilizar Morais. "Caso eu coloque o Morais, ele fará o papel do Jorge Henrique, que vai atuar na posição do Dentinho". Nesse caso, Dentinho seria deslocado para a posição do Ronaldo.
Independentemente de quem jogar, a cobrança será grande, já que a comparação com o Fenômeno é inevitável. "O Ronaldo marcaria um gol se estivesse em campo", afirmou Elias, que comentou sobre o interesse do espanhol Atlético de Madri em seu futebol.
"Se eles vieram me ver, é porque algo de bom estou fazendo, mas não houve proposta. Pelo menos, eu não recebi", disse.
No entanto houve uma reunião entre ele e o presidente Andres Sanchez. "Só tivemos uma conversa franca. Nada além disso. Quando eu precisar falar alguma coisa, vocês [jornalistas] vão saber."
A ausência de Ronaldo pode se prolongar caso ele seja punido no julgamento de hoje no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O corintiano foi acusado com base no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (ato desleal) por ter puxado o cabelo de Fahel no jogo contra o Botafogo. A pena varia de uma a três partidas.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Descanso: Treinador poupa André Santos e mais três de treinamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.