UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Após o adeus de Michael Jordan, LeBron James, 18, capta os holofotes da liga americana

"Draft" apresenta hoje a nova aposta da NBA

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Carente de uma megaestrela após o adeus de Michael Jordan, na última temporada, a NBA começa hoje a focar sua atenção em mais uma aposta para assumir o lugar de ídolo máximo da liga: o adolescente LeBron James, 18, virtual primeira escolha no "draft" (seleção de talentos), marcado para hoje, às 20h, em Nova York.
Quando o Cleveland Cavaliers, dono da primeira escolha da loteria, anunciar o nome de James, ele, como Jordan no Chicago Bulls, há quase 20 anos, terá uma espinhosa missão pela frente.
O ala tentará erguer uma equipe que terminou a temporada passada na última colocação -empatada com o Denver Nuggets, do ala-pivô brasileiro Nenê-, com a sofrível campanha de 65 derrotas e somente 17 vitórias.
Como Jordan, James já conseguiu um contrato com a Nike antes mesmo de assumir uma vaga na liga americana. A gigante do material esportivo venceu a disputa com a Adidas e a Reebok e ofereceu US$ 90 milhões por sete anos de compromisso com o ala.
É o maior contrato da história obtido por um atleta ainda não profissional -o compromisso foi considerado de "alto risco" por alguns especialistas em mercado.
A aposta é grande, e a cobrança será enorme. "A primeira vez que vi uma câmera fiquei nervoso. Depois, isso ficou normal na minha vida. Estou preparado", afirmou James, pronto para assumir seu lugar sob os holofotes.
O ala começou a despertar a atenção dos EUA desde cedo.
Na última temporada, seus jogos pelo St. Vincent-St. Mary, de Akron (Estado de Ohio), eram tão procurados que uma afiliada de TV da Time Warner local ofereceu suas partidas por US$ 8. Foi a primeira vez que jogos da "high school" -equivalente ao ensino médio no Brasil- entraram no sistema de pay-per-view.
Em seu último ano de "high school", James obteve médias de gente grande: 30,4 pontos, 9,7 rebotes, 4,9 assistências e 2,9 roubadas de bola por partida. Verdade que, com seus 2,03 m e 108 kg, James não pode ser considerado um adolescente despreparado para assumir um posto na NBA.
Seu caso, porém, não é único. Outros astros da liga deixaram o ensino médio para seguirem carreiras bem-sucedidas na liga profissional. Foram os casos de Kobe Bryant, Tracy McGrady e Kevin Garnett. No entanto nenhum deles exibia um físico parecido com o da nova aposta da liga.
Além do futuro ala do Cleveland, dois atletas são apontados como escolhas certas para a primeira rodada do "draft" de uma NBA cada vez mais globalizada: o ala-pivô sérvio Darko Milicic e o norte-americano Carmelo Anthony, cujo pai é porto-riquenho.
Milicic deve ir para o Detroit, dono da segunda escolha do draft. Já Anthony provavelmente atuará ao lado de Nenê no Denver.
"Será o melhor "draft" dos últimos dez anos", acredita Marty Blake, especialista da NBA em descobrir novos talentos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Automobilismo: FIA retira o veto à publicidade de cigarro
Próximo Texto: Brasil deve ter 2º atleta na liga
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.