São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dentro e fora dos gramados, seleção ganesa fala twi

DO ENVIADO A WÜRZBURG

"Eti sen?", "How are you?" ou "Como estás?". Na pequena babel que é a seleção de Gana, o mais universal dos cumprimentos pode ser ouvido várias vezes por dias dessas três formas, em twi, inglês e espanhol.
Twi é o dialeto mais falado pelos ganenses e a variedade lingüística que se ouve no dia-a-dia dos jogadores do rival do Brasil. Mas todos eles também falam inglês, o idioma oficial do país. Embora o treinador Ratomir Dujkovic seja sérvio, o espanhol é a língua mais falada pela comissão técnica, já que seu principal auxiliar técnico é o venezuelano Ali Cañas.
Dujkovic fala melhor espanhol do que inglês. Trabalhou durante anos na Venezuela (comandava a seleção que perdeu duas vezes para o Brasil nas eliminatórias para a Copa-94).
Mas quem dá bola mesmo é o twi. Isso fica claro já no ônibus da delegação. Novidade desta Copa, os veículos têm gravada uma mensagem escolhida pelos seus torcedores. O de Gana está escrito em twi. "Black Stars Monko, Yan Wiase Mu Nsroma." Só abaixo, em letras menores, aparece a tradução em inglês. A propósito, quer dizer "Avante, Estrelas Negras, as Estrelas do Nosso Mundo".
O twi é o dialeto dos akans, o grupo étnico majoritário do país (55% da população). Mas é falado e compreendido por todos, até mais que o inglês oficial. Na seleção, fala-se ainda o ga, dialeto dos ga-dangbe.
O meia e capitão Appiah, por exemplo, é ga-dangbe e tem como primeiro dialeto o ga, mais falado na capital, Accra. Mas, na seleção, só fala twi, o da maioria dos colegas.
Ao pedir ajuda a ganenses para compor um dicionário mínimo de twi, a reportagem teve ajuda de muitos e resistência de alguns, como Nana Ajyemang, radialista e treinador.
Ele se negou a citar palavras sobre esporte, alegando que isso poderia ajudar os jogadores do Brasil a compreender os rivais em campo. Depois, disse não entender o interesse da Folha, já que sabia que "os jogadores brasileiros também falam esse dialeto, pois seus antepassados vieram da África". Não adiantou dizer que, mesmo com ancestrais africanos, nenhum atleta da seleção fala twi.
Um dos craques de Gana, o volante Essien é akan, fala twi. Suspenso pelo segundo cartão amarelo, ele deve ser substituído amanhã por Eric Addo.
Retornam à equipe o atacante Gyan Asamoah e o meia Muntari, que cumpriram suspensão no jogo contra os EUA. Ainda no ataque, Amoah pode perder lugar para Pimpong.
Ontem, o técnico Dujkovic voltou a fechar o treino à imprensa e ao público -somente os primeiros 15 minutos puderam ser vistos. (FV)

Texto Anterior: [+] Escolta: Polícia acompanha venda de ingressos em hotel dos africanos promovida por federação do país
Próximo Texto: Datafolha na Copa: A decadência do 3-5-2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.