São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+] memória

Desde 1954, Suíça não vai às quartas

DO ENVIADO A COLÔNIA

Há exatos 52 anos, a Suíça disputou sua última partida de quartas-de-final em uma Copa do Mundo. Anfitriã em 1954, perdeu de virada para a Áustria por 7 a 5 em um 26 de junho e foi eliminada.
De lá para cá, a Suíça, que já participou de sete edições do torneio, só conseguiu chegar às oitavas. Foi em 1994 -perdeu da Espanha.
Se vencer hoje, quebrará o jejum e chegará pelo menos tão longe quanto em 1934 e 1938, além de 1954.
Contra os suíços está a superstição. Nas duas vezes em que foram eliminados nas quartas-de-final na década de 30, perderam para Tchecoslováquia e Hungria, seleções do leste europeu. Assim como o adversário de hoje.
O dia 26 de junho também não é favorável. Além da derrota em casa, a Suíça perdeu nessa data para a Colômbia, em 1994, nos EUA, por 2 a 0. O placar, porém, não interferiu na ida à segunda fase.
A seu favor, a jovem seleção Suíça tem o ranking da Fifa. A Ucrânia, em 45º lugar, é a pior colocada na lista da entidade entre as seleções classificadas para as oitavas. A Suíça aparece em 35º. (UM)


Texto Anterior: Duelo opõe frustração a azarão
Próximo Texto: [+] Silêncio: Sem intérprete, técnico se cala
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.