São Paulo, domingo, 26 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pole, Vettel ironiza mudança de regra

F-1
Em Valencia, pelo menos na classificação, lobby de rivais cai no vazio, e alemão mantém supremacia


Grid do GP da Europa
Sebastian Vettel 1min36s975
Mark Webber 1min37s163
Lewis Hamilton 1min37s380


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA

Nem a recente mudança no regulamento promovida pela FIA para tentar frear o domínio da Red Bull em classificações deu resultado.
Ontem, em Valencia, a equipe austríaca repetiu o que já havia feito nas sete etapas anteriores do Mundial de F-1 e conquistou a pole para o GP da Europa, que será hoje, às 9h (de Brasília).
Para não deixar dúvidas sobre sua superioridade mesmo depois de a entidade que comanda o automobilismo ter anunciado uma nova regra para os motores na última terça-feira, a Red Bull dominou a primeira fila do grid em Valencia -foi a terceira dobradinha do ano.
O primeiro posto, pela sétima vez na temporada, ficou com Sebastian Vettel, que agora soma incríveis 22 poles em sua carreira na categoria.
"As pessoas falaram muito antes desta corrida, muitos achavam que quem mais perderia com esta mudança nas regras seríamos nós, por isso conquistar a primeira fila foi muito importante para o time", afirmou Vettel, bem mais sorridente do que há duas semanas, quando cometeu um erro durante a última volta do GP do Canadá e deu a vitória de presente para o inglês Jenson Button.
"Acho que muita gente de outras equipes deve estar desapontada agora", disse Mark Webber, que apenas uma vez no ano ficou à frente do companheiro de Red Bull.
"Mas, desde que chegamos aqui, falamos que essa mudança não prejudicaria muito a gente", completou.
Incitada por Ferrari e Mercedes, a FIA proibiu, a partir deste fim de semana, que as equipes mudassem o mapeamento de seus motores da classificação para a corrida, um dos artifícios que vinha sendo usado pela Red Bull.
Assim como alguns outros times, o que ela fazia era usar uma configuração de motor mais radical na classificação e um acerto menos arriscado na prova por confiabilidade.
Segundo estimativa de Charlie Whitting, inspetor de segurança da FIA, a perda com a nova regra podia chegar a até meio segundo por volta para algumas equipes.
"Houve muita falação e aqui estamos nós outra vez", disse o alemão. "Apesar de mais uma pole, sei que a corrida é longa e que esta pista é bastante traiçoeira. São 25 curvas até cruzar a linha de chegada outra vez. E o importante vai ser chegar ao fim."

NA TV
GP da Europa
9h Globo




Texto Anterior: Ônibus cortou André Santos da Copa-10
Próximo Texto: Ainda atrás de Alonso, Massa sente progresso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.