São Paulo, segunda-feira, 26 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contador fecha dia "espanhol"

Ciclista celebra tricampeonato da Volta da França em domingo de glórias para a Espanha

Christophe Ena/France Presse
Alberto Contador festeja em Paris com a bandeira espanhola

DE SÃO PAULO

A Espanha não para de celebrar suas glórias no esporte. Em um ano marcado pelos títulos na Copa da África do Sul e nas quadras de tênis, com Rafael Nadal sagrando- -se campeão em Wimbledon, o país não se cansa de estender sua bandeira para comemorar mais conquistas.
Ontem, foi um dia de festa para os espanhóis.
O bicampeão de F-1 Fernando Alonso venceu a corrida na Alemanha, o motociclista Jorge Lorenzo triunfou no GP dos EUA, o triatleta Javier Gomez, campeão mundial em 2008, faturou a etapa de Londres do Mundial e Alberto Contador tornou-se tricampeão da Volta da França.
Campeão também em 2007 e 2009, Contador, 27, foi aclamado pelo público ontem durante a última etapa da Volta, realizada na Champs-Elysées, em Paris.
Nesta etapa de exibição, o ciclista espanhol, conhecido como "El Pistolero" pelo gesto que costuma fazer com as mãos simulando tiros, carregou uma pistola azul de brinquedo para espirrar água nos fotógrafos. Seus companheiros de equipe o celebravam com gritos de "olé".
Enquanto pedalava, ele tomou um gole de champanhe e levantou três dedos para sinalizar seu terceiro título.
Com mais esse troféu, Contador se junta a Greg LeMond, Louison Bobet e Philippe Thys entre os tricampeões da corrida francesa. Com sete títulos seguidos entre 1999 e 2005, Lance Armstrong é o maior campeão da Volta da França. Mas já há quem antecipe que Contador é o principal candidato a bater o recorde do americano.
"Acredito que Contador será mais bem-sucedido que Armstrong. Veja o que ele tem feito", declarou o espanhol Carlos Sastre, campeão da Volta da França em 2008, ao jornal "New York Times".
Sastre recordou que Contador já soma cinco títulos entre as provas mais nobres do ciclismo. Foi campeão do Giro da Itália e da Volta da Espanha, em 2008, além do tri na prova francesa.
"São cinco Grand Tours contra sete de Armstrong", afirmou Sastre. "Ele [Armstrong] é só história. Agora é a vez de Contador."
Ao apontar o motivo de sua vitória na França, Contador falou de sua habilidade em pedalar na montanha.
"Meu ponto forte é ser o melhor corredor de todos os escaladores", disse ele.


Com as agências de notícias


Texto Anterior: Opinião: Diante desta, marmelada de 2002 parece até pueril
Próximo Texto: Volta da França/Maiores campeões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.