São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Treinador diz que polêmica era assunto proibido nos treinos

DA ENVIADA A XANGAI

O caso de doping era assunto proibido nos treinos. O técnico Alberto Pinto, o Albertinho, e Cesar Cielo decidiram que, enquanto o nadador estivesse na piscina, não falariam sobre o assunto.
Para o treinador, esse foi um dos segredos que ajudaram o atleta a se preparar corretamente para o Mundial.
"Percebemos que não era o momento. Só falávamos fora do treino. Nunca falamos sobre a possibilidade de ele não vir. A gente falava sobre como seria a competição. No começo, a gente pensou nisso [em evitar falar do caso], mas depois foi meio natural."
Albertinho, no entanto, acredita que parte do treinamento foi comprometida porque os dois estavam abalados durante o processo de espera do julgamento.
"No papel, a gente cumpriu tudo. O mérito maior é dele. Ele é muito mais forte do que eu", disse o treinador.
"Mas o polimento [fase final da preparação] ficou comprometido. É a hora da sensibilidade, em que o treinador tem de perceber o que está acontecendo com o atleta e o nadador tem de dar o feedback. Mas eu não estava no meu normal, nem ele."
Agora, Cielo se prepara para os 100 m livre. Para Albertinho, a ordem das provas no Mundial ajuda o nadador.
O brasileiro é campeão mundial das duas distâncias e ganhou o ouro olímpico nos 50 m na Olimpíada de Pequim, em 2008. (ML)


Texto Anterior: Vice-campeão vira escudeiro em entrevista
Próximo Texto: Brasileiro faz tempo melhor que de Phelps
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.