São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Classificado para Londres-2012 pedala para esquecer passado

DE SÃO PAULO

O álbum do Facebook de Adrien Niyonshuti tem a foto de uma placa em forma de coração com uma bicicleta no centro. Abaixo, está escrito "My favorite" (Minha favorita, em inglês). Não é à toa.
Apesar de um passado trágico, cujas piores memórias não estão circunscritas apenas ao genocídio, Adrien, 24, obteve em fevereiro a classificação para Londres-2012.
Daqui a um ano, será o primeiro ciclista de Ruanda a competir em uma Olimpíada desde Barcelona-1992.
Mais do que a glória de virar um atleta olímpico, a bicicleta dá a Adrien a chance de fugir das lembranças. Se passa alguns dias sem pedalar, as memórias vêm à tona, junto com uma dor de cabeça.
"Tenho essas dores de cabeça há seis ou oito anos", declarou o ciclista à Folha.
Adrien tinha sete anos na época do genocídio. De origem tutsi, a maior parte de sua família foi dizimada. O atleta perdeu seis irmãos e também um tio, de quem herdou a bicicleta com que deu suas primeiras pedaladas.
Em 2007, o ciclista foi "descoberto" por Jock Boyer ao vencer uma corrida de bicicletas de madeira. "Gostei dele desde a primeira vez que o vi", afirmou Boyer. "Adrien é uma pessoa e um ciclista de primeira classe. É como um filho para mim", completou.
Com Boyer, Adrien começou a atingir bons resultados. E em 2008 assinou seu primeiro contrato profissional com a equipe sul-africana MTN, a maior da África.
Nesse ano, sofreu duas perdas. Primeiro, seu pai morreu. Logo depois, Godfrey Gahemba, seu "afilhado" no Team Rwanda, foi atropelado ao seu lado.
Em 2009, a casa dos ciclistas da MTN foi invadida por ladrões armados. Adrien saiu ileso, mas as memórias do genocídio vieram à tona.
Com essa trajetória, ele disse que não imaginava que iria um dia a uma Olimpíada. Nesta semana, entretanto, seu sonho já começará a tomar forma. Será um dos dois africanos que disputarão o evento-teste de mountain bike em Londres. (MB)


Texto Anterior: Bicicletas de Ruanda
Próximo Texto: Saiba mais: Conflito entre etnias deixou 800 mil mortos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.