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Prova já encerrou carreiras
da Reportagem Local
A prova de Michigan, nesta tarde, já encerrou as carreiras de dois
ex-campeões da categoria.
Em 1993, Danny Sullivan, campeão cinco anos antes, foi forçado
a abandonar o automobilismo depois de fraturar a bacia em um acidente no superoval de Michigan.
O caso mais recente foi o de
Emerson Fittipaldi, campeão da
Indy em 1989. Ele bateu contra o
muro do superoval, em 1996, e
fraturou a sétima vértebra.
Até o ano passado, a pista de Michigan era a mais veloz do campeonato. Acabou sendo superada
pelo superoval de Fontana, construído na Califórnia.
Apesar de seguirem uma mesma
planta -Roger Penske é dono dos
dois circuitos-, Fontana apresenta uma configuração diferente
nas inclinações das curvas.
Nos treinos para a primeira 500
Milhas de Fontana, no ano passado, Mauricio Gugelmin estabeleceu o novo recorde de velocidade
em pistas de corrida, com 387,675
km/h. A melhor marca já conseguida em Michigan -Jimmy Vasser, em 96-, foi 377,575 km/h.
Os números preocupam os homens da Cart. Por isso, os carros
entram hoje na pista com um novo dispositivo aerodinâmico, instalado junto ao aerofólio traseiro,
para reduzir a velocidade.
Apesar disse, nos primeiros treinos, os tempos obtidos se aproximaram aos de 1997.
"Os motores evoluíram. Imagina quanto andaríamos se não estívessemos com esse dispositivo",
diz Tony Kanaan, da Tasman.
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