São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 2 anos, time muda menos que rivais

DA REPORTAGEM LOCAL

O pôster que enfeita a sala de imprensa no CT do São Paulo, mostrando a conquista do tricampeonato mundial de clubes, em 2005, está defasado.
Dos 11 atletas que estiveram naquele 18 de dezembro, em Yokohama, na vitória de 1 a 0 sobre o Liverpool, apenas 4 prosseguem no time: Rogério, Júnior, Aloísio e Edcarlos.
Comparado aos outros grandes times do Estado, o clube do Morumbi foi o que menos usou jogadores neste período: 53.
O Corinthians lidera essa corrida, com 82 atletas, seguido de Santos (70) e Palmeiras (69).
Mas, embora também sofra com o desmanche, o atual líder do Brasileiro ainda assim mantém uma regularidade nos torneios que disputa, chegando, se não às decisões, perto dela.
Segundo o psicólogo do esporte Gilberto Gaertner, a explicação para a regularidade está na gestão do clube.
"O São Paulo é um caso raro. No futebol, hoje se vê muita passionalidade e pouca regularidade. E o São Paulo quebra esta regra", declarou o especialista, que já trabalhou no Atlético-PR e no Paraná Clube.
Segundo Gaertner, os dirigentes do time do Morumbi sabem "separar o lado passional do racional". "Baseado nessa infra-estrutura sólida, a confiança chega ao campo, aos jogadores, que superam obstáculos como a perda de atletas."
A manutenção do técnico Muricy Ramalho no comando da equipe desde o início de 2006 também é vista por Gaertner com bons olhos.
"A rotatividade é mais acentuada no futebol, que muda de técnico e jogadores a todo momento, do que em outros esportes", analisou, afirmando que a permanência do treinador, mesmo após a derrota na final da Libertadores de 2006 para o Internacional, "tranqüiliza os atletas, pois mostra que o planejamento continuará".
Muricy faz coro ao psicólogo, mas à sua moda. "Não tem um fator determinante [para a regularidade]. Mas também não tem aquilo de acordar com uma dor de cabeça e mudar tudo, como em outros clubes."0 (JT)

Texto Anterior: Inteiro: Time não sofrerá com ausências
Próximo Texto: Itália: Inter estréia com cabeça em reforços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.