São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folgado na tabela, Corinthians se dá ao luxo de testar

Contra o Gama, 13º na Série B, Mano Menezes usa novato e atleta em fase de experiência para a próxima temporada

Volante Cássio, 19, revelado pelo clube, entra no lugar de Fabinho; Bebeto, que tem contrato até dezembro, deve substituir Dentinho


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A liderança desde a primeira rodada e os nove pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação para a elite de 2009 fazem o Corinthians contar o tempo para a volta à primeira divisão. A ponto de já fazer de suas partidas na Série B uma espécie de teste para a próxima temporada.
É o o caso do duelo de hoje, a partir das 20h30, diante do Gama, no Pacaembu.
Contra o 13º colocado na tabela, e em casa, a equipe do Parque São Jorge se dá ao luxo de substituir dois de seus principais atletas por novatos e jogadores em período de teste ou de adaptação no clube.
O primeiro caso é o de Cássio. Volante de 19 anos oriundo da base corintiana, ele já está escalado por Mano Menezes para substituir Fabinho, que, com dores musculares, foi vetado pelo departamento médico.
"Ele é um primeiro homem de meio-campo, que marca forte. Tem a pegada característica da função", disse o técnico corintiano, ao confirmar sua opção pelo jovem jogador.
Diferentemente do dono da vaga, que já conta com longa história e títulos na equipe profissional, Cássio fará sua estréia como titular -vindo do banco, ele jogou poucos minutos contra o Avaí, em Florianópolis.
O volante se disse pego de surpresa pela confirmação de sua entrada como titular. "Não sei se vou ainda. Vou? Ah, então pretendo estrear bem. Vai dar tudo certinho. Por eu ser corintiano, é um sonho que está se realizando", declarou o jogador, ainda com ar de ingenuidade, rara em profissionais.
Ele ganhou chance no time não apenas pela boa situação do Corinthians no campeonato ou pela ausência de outros mais cotados. A entrada de Cássio denota a perda de espaço no grupo de atletas indicados por Mano Menezes -como Perdigão- e também de jogadores que já estavam no elenco antes da chegada do treinador, caso de Marcelo Oliveira, lançado por Paulo César Carpegiani no ano passado.
Já para o lugar de Dentinho, também machucado, Mano Menezes ainda não quis confirmar o substituto, mas afirmou que a dúvida está entre dois atletas em situação bem diferente no elenco.
Morais, contratado por empréstimo do Vasco com status de grande jogador para 2009, disputa vaga no time com o atacante quase desconhecido e veterano (30 anos) Bebeto.
Para o meia, a eventual entrada contra o Gama servirá para adaptação no novo time. Segundo Mano, Morais não teve tempo para assimilar a maneira como ele deve ser usado no time. "E ele está um pouco abaixo na questão física", disse o treinador corintiano.
Morais, no entanto, se mostrou conformado em, pelo menos, ficar no banco.
"Quero estar no grupo, quero estar no Pacaembu. Sempre joguei contra e amanhã posso ter a oportunidade de ter a torcida me empurrando. Estou ansioso", declarou.
Já para o atacante Bebeto, que agradou mais ao técnico no treino de ontem, uma vaga no time titular pode ser a diferença entre ir embora no fim do contrato, que se encerra em dezembro, e seguir no elenco na temporada seguinte.


Texto Anterior: Lula diz que participação brasileira foi "razoável"
Próximo Texto: Para frente: "Nós jogamos com um volante apenas", afirma técnico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.