São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grand Slam agita ranking feminino

Aberto dos EUA começa com seis tenistas com possibilidade de assumir posto de número um do mundo em Pequim, ontem em NY

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto Rafael Nadal estréia, no Aberto dos EUA, seu status de número um do mundo sem o perigo de perdê-lo, o ranking feminino pode mudar bastante com o último Grand Slam da temporada.
Seis das sete primeiras colocadas da lista (a russa Maria Sharapova, quinta, está machucada e fora do torneio) têm condições de terminar no topo, posição atualmente ocupada pela sérvia Ana Ivanovic, após as disputas em Nova York.
O retrospecto recente do evento também é favorável à alternância de nomes no topo. Seis diferentes tenistas foram campeãs nas sete últimas edições do Aberto dos EUA.
No mesmo período, entre os homens, o suíço Roger Federer venceu quatro vezes.
A primeira postulante ao posto de número um a entrar em quadra foi a russa Elena Dementieva, sexta do mundo e ouro nos Jogos de Pequim, que salvou dois set points para passar pela uzbeque Akgul Amanmuradova, 78ª do mundo.
"É muito difícil não pensar em Olimpíada, é muito difícil voltar o foco", afirmou a russa. "Ontem [anteontem] eu estava tentando dormir, mas não consegui porque fiquei assistindo à cerimônia de encerramento."
Ainda sem título de Grand Slam, Dementieva diz que o ouro compensa essa lacuna.
"Na Rússia, se você perguntar na rua o que é um Grand Slam, muitos não saberão. Mas todos sabem o que é Olimpíada, não há nada maior", afirmou.
Sua compatriota Svetlana Kuznetsova, quarta do mundo e campeã em 2004, não teve dificuldades para eliminar a chinesa Zhang Shuai.
A sérvia Jelena Jankovic, atual número dois e que liderou o ranking neste mês por uma semana, estrearia ontem, após o fechamento desta edição.

NA TV - Aberto dos EUA Sportv 2, ao vivo, às 12h



Texto Anterior: Ferrari já sabia que motor podia estourar
Próximo Texto: Brasileiros: Bellucci vence a 1ª, e Daniel cai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.