São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nordeste domina 2ª fase da Série B

DA REPORTAGEM LOCAL

A última rodada da primeira fase da Série B do Campeonato Brasileiro, realizada ontem, manteve as posições dos oito primeiros colocados e acrescentou uma nova equipe na lista de rebaixados.
Avaí (empatou em 1 a 1 com o Vila Nova), Marília (bateu o Londrina por 2 a 1) e Santa Cruz (passou pelo Santo André por 2 a 1) conseguiram as últimas vagas restantes para a segunda fase. Se uniram a Brasiliense, Náutico, Bahia, Ituano e Fortaleza.
Seis equipes foram rebaixadas para a Série C no ano que vem: Londrina, Mogi Mirim e Joinville, que já iniciaram a rodada sem chances, América-MG, Remo e América-RN. O time de Natal entrou em campo fora da zona de descenso, mas foi derrotada por 3 a 0 pelo CRB, em Alagoas.
A queda mais vexaminosa, porém, foi a do Remo. O popular time de Belém poderia até ter se safado da degola ontem, mas foi goleado pelo Brasiliense por 6 a 1 na casa do adversário.
Com apenas um representante na primeira divisão do Nacional, o Vitória, o Nordeste é a região com maior número de clubes na segunda fase da Série B, quatro.
Já Sul e Sudeste, que concentram quase 90% dos participantes da Série A, também dominaram o rebaixamento da segunda divisão, com quatro times.
Na segunda fase, as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro. O primeiro vai reunir Brasiliense, Ituano, Fortaleza e Santa Cruz. No outro se enfrentarão Náutico, Bahia, Marília e Avaí. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais.
A Portuguesa, que para se classificar precisava bater o Fortaleza e torcer por uma combinação de resultados, não conseguiu nem fazer a sua parte.
Mesmo jogando no Canindé, a vice-campeã brasileira de 1996 foi derrotada por 3 a 2 pelo time cearense, que teve a estréia do ex-goleiro Zetti como treinador. A Portuguesa fez 2 a 1, mas permitiu a virada. Os 1.659 torcedores que pagaram ingresso para acompanhar o final feliz da comunidade portuguesa em São Paulo vaiaram os jogadores após a partida.

Sem tapetão
O Santo André, batido ontem pelo Santa Cruz por 2 a 1 no Arruda, terminou em 14º. Estaria classificado, em quinto lugar, se não tivesse perdido 12 pontos no tapetão pela escalação irregular de jogadores. O time do ABC paulista recorreu da decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), mas não obteve êxito.
O Sport, que se manteve na Série B mesmo com a derrota para o Paulista, terminou em 17º. O time recifense faz cem anos em 2005 e será o primeiro sócio do Clube dos 13 a atingir essa idade na segunda divisão.


Texto Anterior: Time testa série de dois anos contra cariocas
Próximo Texto: Futebol: Corinthians tenta voltar a subir escada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.