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Rivais abrem o jogo na reta final
Na disputa pelo título de 2009, Barrichello e Button vão dividir informações técnicas e estratégicas
Para dono da escuderia, Brawn fica mais forte se as equipes de engenheiros e mecânicos de seus dois pilotos trabalharem juntos
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA
Faltando apenas quatro etapas para o encerramento do
Mundial de F-1 e separados por
14 pontos, Jenson Button e Rubens Barrichello entram numa
fase do campeonato em que detalhes podem fazer a diferença.
Mas, apesar da situação em
que se encontram -companheiros de time e rivais diretos
na disputa pelo título-, os dois
continuam compartilhando as
informações de seus carros.
Mais que isso. Para evitar
confusão e que a equipe que
atende a um piloto acabe trapaceando o outro, eles informam
a todo o time a volta exata em
que pretendem parar para fazer o pit stop durante a corrida.
Antes, apenas comunicavam
a quantidade de combustível e
os engenheiros faziam seus cálculos. A prática, porém, acabava sendo imprecisa, já que na
hora de colocar o combustível
no carro a quantidade podia ser
maior ou menor que a divulgada e as contas não batiam, fazendo com que um grupo ficasse sem saber a estratégia rival.
É assim que devem agir hoje,
durante o treino que, a partir
das 11h (de Brasília), define o
grid de largada para o GP de
Cingapura, 14ª prova do ano,
única noturna do calendário.
"Nossos pilotos compartilham informações e seus engenheiros são bons amigos. Claro
que um sempre tenta derrotar
o outro, mas tudo é feito de
uma maneira saudável", afirmou Ross Brawn, chefe da
equipe que leva seu nome.
"O time ficará mais forte se
trabalharmos juntos", disse.
Button e Barrichello corroboram as palavras do chefe.
"Pelo que sei, todas as cartas
estão na mesa, e é assim que
tem que ser", disse o piloto inglês, que lidera o campeonato e
venceu seis das sete primeiras
corridas da temporada. "Nós
dois sabemos que somos privilegiados por estarmos em um
dos melhores carros do grid e
ainda lutando pelo título."
Barrichello afirmou que
atualmente não há muito o que
esconder de um companheiro
de equipe. "Claro que você não
vai sair do carro e falar pra ele o
que achou de cada coisa e o melhor jeito que achou para fazer
os trechos da pista", falou o vice-líder da F-1, com duas vitórias nos últimos três GPs. "Mas
todos têm acesso a tudo. A cada
corrida fazemos um "checklist"
aberto pra ambos", afirmou.
Além dessa lista que conferem nas reuniões, durante os finais de semana de GP tudo o
que os engenheiros dos dois pilotos pedem para ser testado ou
modificado é descrito numa espécie de bate-papo. Todos os
que estão conectados ao sistema da Brawn têm acesso a essas
informações, inclusive na fábrica do time, na Inglaterra.
Depois da última corrida, em
Monza (Itália), quando Barrichello se classificou à frente do
colega mesmo estando com
mais combustível em seu carro
e no dia seguinte venceu o GP, a
imprensa inglesa chegou a dizer que o brasileiro estaria escondendo os acertos do carro.
E que seria esse o motivo de
Barrichello ter, desde o GP da
Inglaterra, em Silverstone, diminuído de 26 para 14 pontos a
diferença entre eles.
Segundo a Folha apurou, no
entanto, o que aconteceu é que
Button resolveu tentar acertos
e estratégias distintas das do
companheiro. E não deu certo.
Em mais de duas ocasiões o
inglês falou após as vitórias que
havia "se inspirado" em Barrichello, que, segundo ele, sabe
como acertar um carro. "Rubens faz isso melhor do que
qualquer outro piloto com
quem trabalhei", falou Button.
TV - Treino oficial do GP de Cingapura
Globo, ao vivo, às 11h
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