São Paulo, sábado, 26 de setembro de 2009

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Rivais abrem o jogo na reta final

Na disputa pelo título de 2009, Barrichello e Button vão dividir informações técnicas e estratégicas

Para dono da escuderia, Brawn fica mais forte se as equipes de engenheiros e mecânicos de seus dois pilotos trabalharem juntos

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

Faltando apenas quatro etapas para o encerramento do Mundial de F-1 e separados por 14 pontos, Jenson Button e Rubens Barrichello entram numa fase do campeonato em que detalhes podem fazer a diferença.
Mas, apesar da situação em que se encontram -companheiros de time e rivais diretos na disputa pelo título-, os dois continuam compartilhando as informações de seus carros.
Mais que isso. Para evitar confusão e que a equipe que atende a um piloto acabe trapaceando o outro, eles informam a todo o time a volta exata em que pretendem parar para fazer o pit stop durante a corrida.
Antes, apenas comunicavam a quantidade de combustível e os engenheiros faziam seus cálculos. A prática, porém, acabava sendo imprecisa, já que na hora de colocar o combustível no carro a quantidade podia ser maior ou menor que a divulgada e as contas não batiam, fazendo com que um grupo ficasse sem saber a estratégia rival.
É assim que devem agir hoje, durante o treino que, a partir das 11h (de Brasília), define o grid de largada para o GP de Cingapura, 14ª prova do ano, única noturna do calendário.
"Nossos pilotos compartilham informações e seus engenheiros são bons amigos. Claro que um sempre tenta derrotar o outro, mas tudo é feito de uma maneira saudável", afirmou Ross Brawn, chefe da equipe que leva seu nome.
"O time ficará mais forte se trabalharmos juntos", disse.
Button e Barrichello corroboram as palavras do chefe.
"Pelo que sei, todas as cartas estão na mesa, e é assim que tem que ser", disse o piloto inglês, que lidera o campeonato e venceu seis das sete primeiras corridas da temporada. "Nós dois sabemos que somos privilegiados por estarmos em um dos melhores carros do grid e ainda lutando pelo título."
Barrichello afirmou que atualmente não há muito o que esconder de um companheiro de equipe. "Claro que você não vai sair do carro e falar pra ele o que achou de cada coisa e o melhor jeito que achou para fazer os trechos da pista", falou o vice-líder da F-1, com duas vitórias nos últimos três GPs. "Mas todos têm acesso a tudo. A cada corrida fazemos um "checklist" aberto pra ambos", afirmou.
Além dessa lista que conferem nas reuniões, durante os finais de semana de GP tudo o que os engenheiros dos dois pilotos pedem para ser testado ou modificado é descrito numa espécie de bate-papo. Todos os que estão conectados ao sistema da Brawn têm acesso a essas informações, inclusive na fábrica do time, na Inglaterra.
Depois da última corrida, em Monza (Itália), quando Barrichello se classificou à frente do colega mesmo estando com mais combustível em seu carro e no dia seguinte venceu o GP, a imprensa inglesa chegou a dizer que o brasileiro estaria escondendo os acertos do carro.
E que seria esse o motivo de Barrichello ter, desde o GP da Inglaterra, em Silverstone, diminuído de 26 para 14 pontos a diferença entre eles.
Segundo a Folha apurou, no entanto, o que aconteceu é que Button resolveu tentar acertos e estratégias distintas das do companheiro. E não deu certo.
Em mais de duas ocasiões o inglês falou após as vitórias que havia "se inspirado" em Barrichello, que, segundo ele, sabe como acertar um carro. "Rubens faz isso melhor do que qualquer outro piloto com quem trabalhei", falou Button.


TV - Treino oficial do GP de Cingapura
Globo, ao vivo, às 11h



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