São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ATLETISMO

Em Berlim, queniano bate recorde da maratona

Nova marca é 21s mais rápida que a anterior

DE SÃO PAULO

O queniano Patrick Makau, 26, foi coroado no portão de Brandemburgo, em Berlim, como o novo dono do recorde mundial da maratona.
Com 2h03min38s, o atleta venceu a prova ontem nas ruas da capital alemã. Deixou para trás o etíope Haile Gebrselassie, 38, que detinha o melhor tempo da história das maratonas com 2h03min59, em 2008, também em Berlim.
Ontem, Gebrselassie, que por duas vezes foi dono da melhor marca do mundo na prova, estava na disputa com Makau, mas só conseguiu acompanhá-lo até o 27º quilômetro, quando parou de correr e colocou a mão na barriga, ficando para trás.
Prosseguiu até o 35º quilômetro antes de abandonar de vez. Assim, Makau correu sozinho os 12 quilômetros finais para entrar para a história.
"Foi incrível bater Haile, um dos meus heróis", declarou Makau após a prova. Até então, seu melhor tempo na prova era 2h04min48s, no ano passado, em Roterdã.
"É sempre especial quando um queniano quebra o recorde mundial, principalmente sobre um etíope", disse Makau, que também foi campeão em Berlim em 2010.
Essa foi a quinta vez em 13 anos que a cidade foi palco de um novo recorde mundial da prova. A série começou em 1998, com o mineiro Ronaldo da Costa, com 2h06min05s.
O percurso majoritariamente plano da prova e o clima ameno desta época do ano contribuem para os recordes. Ontem, fez sol, e a temperatura ficou nos 20º.

Com as agências de notícias


Texto Anterior: Vôlei: Brasil conquista seu 28º Sul-Americano ao vencer Argentina
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.