UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Prefeitura e instituto articulam projeto de praça no autódromo

Senna terá estátua em Interlagos

FÁBIO VICTOR
DO PAINEL FC

Só em 2004, dez anos após sua morte, Ayrton Senna ganhará uma homenagem no autódromo de Interlagos à altura do que fez no e pelo circuito.
Por sugestão da Prefeitura de São Paulo, avalizada pelo Instituto Ayrton Senna, uma estátua do piloto será erguida no local.
Ganhador das provas de 1991 e 1993 de Interlagos e responsável por levar, em 1990, a F-1 de volta ao circuito paulistano, sugerindo inclusive o novo traçado da pista, o tricampeão mundial da categoria só é lembrado hoje no autódromo José Carlos Pace porque o kartódromo do local leva o seu nome e tem uma foto sua.
A idéia foi levada pelo administrador de Interlagos, Júlio Lima, à família de Senna, que dirige o instituto e prepara uma série de eventos pela passagem dos dez anos da morte do piloto, em 2004.
Viviane Senna, a irmã que preside a organização não-governamental, acolheu o projeto. "É uma ótima idéia. Todo ano vêm pessoas de todo o mundo ao Brasil reverenciá-lo. Vão ao cemitério, buscam sinais dele por toda a parte, mas, quando chegam ao autódromo, não acham nada."
Segundo Viviane, há estátuas do irmão em autódromos de países como Itália e Hungria. "Naturalmente aqui em São Paulo mereceria ainda mais", declara.
O projeto da administração de Interlagos é erguer o monumento numa praça, logo após a entrada do portão 7, principal acesso ao circuito. "Antes de passar pelo túnel, há uma área livre onde tem uma seringueira. A árvore estaria no centro da praça", explica Lima.
Viviane, porém, afirma que o local está por definir. "Não conheço detalhadamente o autódromo, mas talvez o melhor fosse em algum lugar perto da pista. Temos ainda que ver a planta. A única coisa certa é que vai ter a estátua."
Outra pendência é de onde virá o dinheiro. A Prefeitura quer ajuda do instituto para viabilizar uma parceria com a iniciativa privada. Lima estima o investimento entre R$ 800 mil e R$ 1,2 milhão.
Também falta definir que artista faria a escultura. "Uma pessoa que gosto muito é o Hans Donner", diz Viviane, em referência ao designer que ficou famoso por fazer vinhetas para a TV Globo.
São Paulo já possuiu uma estátua em homenagem a Senna, localizada na entrada do túnel homônimo, construído em 1995 pelo então prefeito Paulo Maluf. A cidade é hoje comandada pelo PT, adversário histórico de Maluf.


Texto Anterior: Rival de hoje também operou quadril direito
Próximo Texto: Panorâmica - Golfe: Em competição nos EUA, Tiger Woods iguala recorde
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.