São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kléber Pereira dá vaga ao Santos na Libertadores

Atacante marca 3 e faz time santista virar o jogo contra o Paraná, que perdeu a chance de sair da zona da descenso

Paraná 2
Santos 3

DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos passou boa parte do ano à procura de um centroavante. Ontem, em Curitiba, Kléber Pereira provou mais uma vez que a posição foi devidamente preenchida.
O atacante santista marcou três vezes contra o Paraná e foi o responsável pela virada depois de o time paulista estar atrás no marcador com desvantagem de 2 a 0. A vitória colocou o Santos na Libertadores-2008. O time de Vanderlei Luxemburgo chegou aos 62 pontos e, com a derrota do Cruzeiro para o Sport (1 a 0), garantiu lugar na principal competição continental de clubes.
O resultado indiretamente também ajudou o Corinthians na luta pelo rebaixamento. Caso o Paraná tivesse confirmado a vitória que teve nas mãos até os 35min do segundo tempo, a equipe do Parque São Jorge teria ido parar de volta na zona da degola, na 17ª posição.
No primeiro tempo, o domínio do jogo foi do Paraná. Jogando em casa, empurrado por sua torcida e sob o temor de cair para a Série B, o time paranaense pressionou o Santos.
A aposta foi nos cruzamentos. Segundo o Datafolha, foram 16 tentativas só na primeira etapa, o que acabou dando trabalho para Fábio Costa.
O Santos tinha dificuldade de encontrar espaços para sair da defesa para o ataque. Vanderlei Luxemburgo apostou em Vítor Júnior e Rodrigo Tabata para armar o time, mas eles não conseguiam fazer a bola chegar a Marcos Aurélio e Kléber Pereira em condições de ameaçar o gol defendido por Gabriel.
E, de tanto insistir, o Paraná chegou a seu gol. Mas, em vez de abrir o placar em jogada aérea, a vantagem veio em jogada por baixo. Jumar, aos 30min, cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque paranista. A defesa do Santos esperava a bola alçada, mas ela veio num chute por baixo, que ainda desviou em Maldonado e tirou de Fábio Costa a possibilidade de defesa.
Com a desvantagem no placar, o Santos saiu um pouco mais para o jogo. Sobretudo depois que Luxemburgo sacou Vítor Júnior e pôs Renatinho.
Na única chance clara de empate que o Santos teve, Kléber Pereira cabeceou para fora, com a bola passando ao lado da trave esquerda de Gabriel.
"Eles estão marcando bem. Tem que movimentar mais o time todo para que surja mais espaço", reclamou Renatinho.
Para o Paraná, o resultado do primeiro tempo era o suficiente. "É só caprichar um pouco mais na marcação que está bom assim", elogiou Jumar, o autor do gol paranista.
Mas o time da casa não foi capaz de manter o mesmo padrão de jogo no segundo tempo.
Toda a pressão que impôs ao Santos no primeiro período do jogo, ele sofreu na etapa final.
O empate só não saía graças ao goleiro Gabriel, que fez duas defesas complicadas.
A situação santista piorou ainda mais aos 27min. Paulo Rodrigues cobrou falta pelo lado do campo direto para o gol e a bola acabou entrando: 2 a 0.
O Santos, porém, conseguiu chegar a seu primeiro gol dois minutos depois. Kléber Pereira, enfim, venceu Gabriel. De cabeça, o camisa 23 diminuiu a diferença para os santistas.
O atacante santista, então, engatou uma seqüência de jogadas com sucesso. Marcou mais duas vezes, aos 35min e aos 39min e proporcionou a virada aos santistas.

Texto Anterior: Memória: País tem histórico de acidentes
Próximo Texto: Bronca: Técnico xinga para motivar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.