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MOTOR
FÁBIO SEIXAS
fabioseixas.folha@uol.com.br
@fabio_seixas
Ideias para a F-1: os rabiscos de Di Grassi
A ENTREVISTA NO UOL
acaba, Di Grassi puxa umas
folhas de papel, empresta a
caneta do colunista e se põe
a desenhar. "Vou explicar."
Faz esboços de propostas
que apresentou a Tilke, o arquiteto preferido de Ecclestone e que projetou e/ou reformou todos os circuitos da
F-1 nos últimos anos. Que
gerou o analogismo "tilkódromo", sinônimo de autódromos belos e suntuosos,
mas incapazes de produzir
o que realmente interessa:
ultrapassagens, bons GPs.
Piloto de altíssimo conhecimento técnico, Di Grassi
foi convidado no ano passado a desenhar o kartódromo
de Sapiens Park, em Florianópolis. Acertou a mão. E
mergulhou na "brincadeira", a ponto de conquistar o
respeito de Tilke e de conseguir espaço para lhe apresentar as tais sugestões.
São ideias simples, como
a maioria das boas ideias.
O rabisco de cima é uma
proposta de leito de curva.
Sim, curvas com inclinação,
que já existiram em circuitos na F-1 (Monza, Cidade
do México...) e que sumiram
do calendário. Não tão inclinadas como as de ovais,
mas seguindo o mesmo
princípio: dar mais opções
de traçado a pilotos que dividem uma mesma curva. Já
pensou, dois pilotos lado a
lado, saindo juntos na reta?
No desenho aqui de baixo, Di Grassi também propõe que a largura das pistas
seja variável. "Uma geometria que criaria chances
maiores de ultrapassagens", explica. Uma curva
com um raio externo tão
amplo que dificultaria a defesa do piloto da frente e
abriria mais flancos para o
piloto de trás. "Ele está colocando no simulador", diz.
E a formação do trilho?
"Com mais opções de traçado, a borracha ficaria mais
espalhada. Não existiria um
único trilho", responde.
Que Tilke o ouça. Que as
pistas melhorem. E que Di
Grassi acelere por suas curvas, com um F-1 melhor.
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