São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MOTOR

FÁBIO SEIXAS

fabioseixas.folha@uol.com.br

@fabio_seixas

Ideias para a F-1: os rabiscos de Di Grassi

A ENTREVISTA NO UOL acaba, Di Grassi puxa umas folhas de papel, empresta a caneta do colunista e se põe a desenhar. "Vou explicar."
Faz esboços de propostas que apresentou a Tilke, o arquiteto preferido de Ecclestone e que projetou e/ou reformou todos os circuitos da F-1 nos últimos anos. Que gerou o analogismo "tilkódromo", sinônimo de autódromos belos e suntuosos, mas incapazes de produzir o que realmente interessa: ultrapassagens, bons GPs.
Piloto de altíssimo conhecimento técnico, Di Grassi foi convidado no ano passado a desenhar o kartódromo de Sapiens Park, em Florianópolis. Acertou a mão. E mergulhou na "brincadeira", a ponto de conquistar o respeito de Tilke e de conseguir espaço para lhe apresentar as tais sugestões.
São ideias simples, como a maioria das boas ideias.
O rabisco de cima é uma proposta de leito de curva. Sim, curvas com inclinação, que já existiram em circuitos na F-1 (Monza, Cidade do México...) e que sumiram do calendário. Não tão inclinadas como as de ovais, mas seguindo o mesmo princípio: dar mais opções de traçado a pilotos que dividem uma mesma curva. Já pensou, dois pilotos lado a lado, saindo juntos na reta?
No desenho aqui de baixo, Di Grassi também propõe que a largura das pistas seja variável. "Uma geometria que criaria chances maiores de ultrapassagens", explica. Uma curva com um raio externo tão amplo que dificultaria a defesa do piloto da frente e abriria mais flancos para o piloto de trás. "Ele está colocando no simulador", diz.
E a formação do trilho? "Com mais opções de traçado, a borracha ficaria mais espalhada. Não existiria um único trilho", responde.
Que Tilke o ouça. Que as pistas melhorem. E que Di Grassi acelere por suas curvas, com um F-1 melhor.


Texto Anterior: Foco: Ex-atleta da seleção chilena, mineiro reencontra futebol
Próximo Texto: Violência faz GT1 criar cartilha antirroubo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.