São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parentes perdem conta de lutadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Foram tantos os boxeadores produzidos ou ligados à dinastia Jofre-Zumbano que até mesmo os membros do clã se confundem quando são questionados sobre o número de lutadores na família.
Eder Jofre calcula que havia 12.
Henrique Matteucci, já morto, biógrafo de Eder, autor de "O Galo de Ouro", no entanto, contabilizou pelo menos 27 lutadores -Raphael seria o 28º do clã.
É que, além dos membros consanguíneos, ele computou também agregados da família, como o ex-campeão europeu Hans Norbert, o "Metralhadora Austríaca", que se radicou no Brasil e se casou com Olga Zumbano, tia de Eder.
Curiosamente, Olga também subiu ao ringue. Durante anos, percorreu o Brasil com uma equipe de lutadoras de telecatch.
O pai de Eder, Aristides Jofre, calçou as luvas pela primeira vez em 1928, em sua terra natal, a Argentina. No mesmo ano, veio para o Brasil, onde passou a treinar na academia do irmão, Armando.
A família Zumbano iniciou-se no boxe dois anos antes, em Mococa (174 km ao norte de São Paulo), com Higino e Waldemar. Futuros tios de Eder, os dois se mudaram para a capital paulista.
Então, em 1929, Aristides, que a essa altura já era amigo de Higino e Waldemar, se casou com Angelina, irmã de ambos os lutadores. A união do casal marcou o início da dinastia Jofre-Zumbano.
Segundo Eder, porém, a iniciação dos Jofre-Zumbano no boxe foi antes da década de 20. E até nessa história há controvérsia.
"Meu avô Salvador é que foi o pioneiro da família. Ele foi obrigado a lutar uma ou duas vezes, pois foi desafiado", conta Eder.
Parentes não confirmam a história de Eder e dizem que Salvador nunca subiu no ringue. (EO)


Texto Anterior: Memória: Eder é um dos melhores de todos os tempos
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Liga japonesa acaba com gol de ouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.