São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a volta

Corinthians antecipa 2009 para vencer na elite

Com base mantida e reforços, além de Ronaldo, time abre hoje pré-temporada

Clube do Parque São Jorge deve apresentar hoje Túlio, Jean e Jorge Henrique, contratados no início do mês para completar elenco


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos primeiros treinos à frente do Corinthians, há quase um ano, Mano Menezes enxergava um grande caos a ser organizado. Em meio à reformulação forçada pelo rebaixamento no Brasileiro, o então recém-chegado técnico afirmou que não tinha condições de escalar um time titular no começo de seu trabalho no clube.
Quase um ano depois, a largada corintiana para uma nova temporada é bem menos complicada. O grupo que se reapresenta hoje no Parque São Jorge carrega consigo menos incertezas e mais expectativas do que aquele de um ano atrás.
O Corinthians trocou a busca desenfreada por jogadores para todas as posições, e que chegavam ao elenco à granel -e durante quase todo o ano de 2008-, por um planejamento mais bem traçado.
Com a base mantida da equipe que voltou à Série A do Brasileiro com grande folga e que esteve perto de se consagrar com um título inesperado -foi vice da Copa do Brasil-, o Corinthians entra em 2009 menos turbulento do que em 2008 e mais cedo do que seus principais concorrentes.
Outra diferença entre o início desta nova temporada e o da de 2008 está na diretoria. Antes de ir ao mercado para contratar, o Corinthians passou por mudanças no comando do futebol no ano passado. Mário Gobbi assumiu a vice-presidência do departamento e Antônio Carlos chegou para ser diretor técnico e indicar e conduzir as negociações com atletas.
Desta vez, a despeito da proximidade das eleições para presidente no clube -em fevereiro-, não houve alterações no organograma.
Ao dar início hoje às suas atividades na nova temporada, o clube ganha pelo menos dez dias de vantagem em relação aos outros grandes paulistas, que só devem começar a se preparar a partir da primeira semana de 2009 -à exceção do São Paulo, que volta ao trabalho ainda mais tarde, apenas no dia 12 de janeiro.
Por conta de ter tido um fim de ano mais tranqüilo do que os dos times que estavam na Série A, o Corinthians pôde antecipar as férias de seus jogadores.
Além de a Série B ter terminado uma semana antes da disputa, acirradíssima, na primeira divisão, o time do Parque São Jorge conseguiu atingir seus objetivos com antecedência -subiu a quatro rodadas do fim e foi campeão da Segundona dois jogos antes do término.
Outra vantagem do Corinthians em relação a si mesmo no ano passado é que as contratações, além de serem pontuais, irão se incorporar ao elenco desde o início.
O zagueiro Jean, o atacante Jorge Henrique e o volante Túlio devem ser apresentados oficialmente hoje como jogadores corintianos. O argentino Escudero, também já acertado com o clube, só deve chegar após o período de festas de fim de ano.
O grande astro do time também é aguardado hoje no Parque São Jorge. Segundo a diretoria e o próprio jogador, Ronaldo estaria presente à reapresentação corintiana. A presença do atacante, no entanto, é dúvida, já que sua filha, Maria Sopfia, nasceu anteontem, no Rio, onde o jogador está desde sua pomposa apresentação no Parque São Jorge, no dia 12.
A principal meta corintiana na temporada de retorno à elite é, além de ganhar um título de primeira divisão, obter uma vaga na Libertadores-2010, ano do centenário do clube.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Insistência: Clube ainda fala em fazer amistoso com boca em janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.