São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belluzzo bate Frizzo e assume presidência

DA REPORTAGEM LOCAL

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, 66, é o novo presidente do Palmeiras. Por 145 votos a 123 (houve 6 votos em branco), ele bateu o opositor Roberto Frizzo, 63, advogado e comerciante, em votação encerrada por volta das 23h30 de ontem.
Belluzzo assume o clube no lugar de Affonso della Monica, que deixa o cargo após quatro anos. "Vamos trabalhar com calma e remar para o mesmo lado", disse o presidente eleito, que fez questão de se dirigir à torcida que aguardava do lado de fora do Parque Antarctica ao lado de Frizzo, seu adversário.
Entre os vices, apenas Ebem Gualtieri não conseguiu se reeleger. O oposicionista Edvaldo Frasson triunfou. Salvador Hugo Palaia, Clemente Pereira e Gilberto Cipullo permanecem.
Além de ter recebido o apoio de Della Monica, Belluzzo se fortaleceu nas últimas semanas. Na segunda-feira retrasada, o economista anunciou o acordo com a Samsung, novo patrocinador do Palmeiras. No mesmo evento, foi apresentado o atacante Keirrison, principal contratação da temporada.
Do lado de Frizzo, derrotado por Della Monica nas eleições de 2007, a influência do ex-presidente do clube, Mustafá Contursi, que conta com um número expressivo de aliados no Conselho Deliberativo, não foi suficiente na votação.
Belluzzo, que havia sido vencido por Mustafá em 2003, conseguiu aparar as arestas criadas na base situacionista na última hora. Gente graúda da política do clube não ficou satisfeita com as tentativas frustradas de Della Monica de estender o seu mandato até dezembro deste ano.
Apesar de inicialmente ter descartado o desafio de presidir o clube, Belluzzo foi procurado em sua casa para aceitar o convite e costurar o acordo.
Um dos idealizadores do movimento "Muda Palmeiras", grupo criado para se opor à gestão Mustafá, o economista foi um dos principais responsáveis pela parceria com a Parmalat, no início da década de 90, em um dos períodos mais vitoriosos da história do clube.
Professor titular de economia da Unicamp e fundador da Facamp (Faculdades de Campinas), foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (governo Sarney) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de SP (governo Quércia).
Diretor de planejamento do clube, Belluzzo foi quem trouxe ao Palmeiras parceiros recentes como Fiat, WTorre, Suvinil e Samsung. (RC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.