UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro passa pelo espanhol David Ferrer, 49º do ranking, e agora enfrenta o chileno Fernando González, 22º

Guga consegue nova virada e avança às quartas no México

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como na estréia, Gustavo Kuerten saiu em desvantagem contra o espanhol David Ferrer, mas conseguiu se recuperar e avançou às quartas-de-final do Torneio de Acapulco.
Guga venceu ontem Ferrer, 49º do mundo, por 2 sets a 1 (5/7, 6/1 e 6/2). Na estréia, anteontem, contra o francês Nicolás Coutelot, apenas o 171º, Kuerten precisou salvar três match points antes de fazer 2 sets a 1 (6/7, 7/6 e 6/2).
Ontem, exatamente um ano depois da cirurgia no quadril direito, o brasileiro conseguiu a primeira quebra do confronto, mas acabou permitindo que o espanhol a devolvesse logo em seguida.
No 12º game, quando Kuerten tinha o serviço para levar o set para o tie-break, Ferrer conseguiu nova quebra e fechou em 7/5.
Na segunda série, o espanhol só conseguiu confirmar seu primeiro serviço. Com isso, Guga marcou 6/1 e empatou em 1 a 1.
A sequência de quebras do brasileiro continuou no terceiro set, e ele logo conseguiu abrir 3 a 0.
Ferrer esboçou uma reação, mas o brasileiro voltou a se impor e fechou o set em 6/2.
Com a vaga na quartas-de-final garantida, Guga ganhou 55 pontos, mas se cair hoje só somará 15 aos 1.160 pontos com que apareceu nesta semana na 28ª posição.
Apesar de não ter pontos a defender, o brasileiro precisa descontar a soma recebida pelas quartas-de-final do Torneio de Los Angeles, em julho.
Os 40 pontos do torneio americano representam o 18º resultado na lista de Guga e cairiam para a entrada da campanha mexicana.
Kuerten enfrenta hoje, por volta das 18h, o chileno Fernando González, que venceu o armênio Sargis Sargsian por 6/3, 4/6 e 7/6.
Guga e González se enfrentaram uma vez, e o brasileiro saiu vitorioso. Na terceira rodada de Roland Garros de 2002, Kuerten marcou 3 a 1 (6/3, 2/6, 7/ 6 e 6/4).
O chileno tem 22 anos, é o 22º colocado do ranking e conquistou seus três títulos no saibro.
Ontem, González disputou duas partidas. Ao lado do argentino Andre Schneiter, o chileno foi derrotado pela parceria formada pelo brasileiro André Sá e pelo espanhol Albert Portas por 2 a 0.
Uma vitória hoje sobre González vale cem pontos, dos quais 60 entrariam no ranking de Guga.
O brasileiro já afirmou que seu objetivo é voltar a ser um top ten até o final do semestre.
Campeão do torneio mexicano em 2001, se não repetir o feito agora, Guga só terá uma nova tentativa de vencer no saibro em abril.
Em sua superfície preferida, onde obteve 13 de seus 18 títulos, Kuerten não vence um torneio há 83 semanas -o maior período sem troféus no saibro na carreira.
Os próximos torneios de Guga, os Masters Series de Indian Wells e Miami, serão em quadra dura.
O outro brasileiro que chegou à segunda rodada em Acapulco, Ricardo Mello, foi derrotado ontem pelo espanhol Carlos Moyá, quarto do mundo e primeiro cabeça-de-chave do torneio mexicano.
Vindo do qualifying, Mello, 136º do ranking, venceu o primeiro set por 6/4, mas deixou que Moyá ganhasse os seguintes em 6/3 e 6/2.


Texto Anterior: Futebol: Belletti tem problemas para se naturalizar
Próximo Texto: Novos campeões ocupam mais espaço na ATP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.