São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Norte-americano Paul Dana bate durante treino de aquecimento e morre ao chegar no hospital em Miami

IRL abre temporada com acidente fatal

DA REPORTAGEM LOCAL

O piloto norte-americano Paul Dana, 30, morreu ontem após sofrer um acidente no warm-up para o GP de Miami, em Homestead, etapa de abertura da IRL.
A batida aconteceu com pouco mais de dois minutos de treino e envolveu outro piloto, Ed Carpenter, que passa bem. Depois de rodar e atingir o muro da Curva 2 do circuito, o carro de Carpenter cruzou a pista. Dana, que fazia volta rápida, não conseguiu desviar e o atingiu em cheio, a uma velocidade de quase 320 km/h. Destroços do carro de Carpenter podem ter prejudicado a freada.
O carro praticamente voou a quase dois metros do chão, espalhando pedaços pela pista. Depois de quase virar de cabeça para baixo, aterrissou no circuito para que os fiscais de pista pudessem iniciar os trabalhos de resgate.
Foram quase 15 minutos para poder tirar os dois pilotos de seus carros. Ambos foram levados de helicóptero para o Jackson Memorial Hospital, em Miami, mas Dana não resistiu aos ferimentos.
O americano iria iniciar ontem sua primeira temporada completa na IRL. No ano passado, participou de três corridas e seu melhor resultado foi um décimo lugar, justamente em Homestead.
Formado em jornalismo pela conceituada Universidade de Northwestern, Dana chegou a cobrir automobilismo para a revista "Sports Ilustrated" antes de virar piloto. No ano passado, acidentou-se nos treinos em Indianápolis e machucou as costas, ficando fora de toda a temporada.
Sua morte foi a primeira na categoria desde que o também americano Tony Renna morreu nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, em 2003. Foi ainda o terceiro acidente fatal em Homestead -morreram John Nemechek, da Nascar, em 1997, e Jeff Clinton, da Grand Am, em 2002.
"Obviamente este é um dia negro para nós", disse Bobby Rahal, dono do time em que Dana corria. "Esta foi uma grande tragédia."
Em homenagem ao companheiro de Rahal Letterman, Danica Patrick e Buddy Rice não participaram da corrida de ontem, que foi disputada normalmente.
O vencedor foi o atual campeão, Dan Wheldon, que ultrapassou Hélio Castro Neves nos últimos metros da prova. Sam Hornish foi o terceiro. Felipe Giaffone foi o oitavo, Tony Kanaan, o 11º colocado, e Vitor Meira abandonou.


Texto Anterior: Futebol - Juca Kfouri: Só se chover canivetes
Próximo Texto: Panorâmica - Ciclismo: Volta de SP tem campeão mais jovem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.