São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia ainda atrai Alberto, "com 1 pulmão"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Tenho um pulmão a menos, mas valeu a pena."
É assim que o atacante Alberto, hoje no Barueri, avalia sua passagem pelo futebol russo, onde jogou após despontar no cenário doméstico como artilheiro do Santos campeão brasileiro de 2002.
"Na época, tinha 27 anos. A atenção era toda para os meninos da equipe, e eu me sentia como coadjuvante. Então optei por sofrer um pouco na Rússia, para ajudar a vida da minha família."
Em 2004, em sua segunda temporada no Dínamo Moscou, veio o trauma. "O doutor falava que eu tinha dor muscular, mas era pneumonia. Passei 12 dias piorando."
Quando, enfim, descobriram qual era seu problema, ele passou 15 dias internado em estado grave. "Se fosse uma criança ou uma pessoa de idade provavelmente não teria saído da UTI."
Depois que sarou, fez questão de voltar ao clube para cumprir o restante de seu contrato, antes de ser repatriado pelo Corinthians. Mas uma contusão no joelho enquanto defendia o time alvinegro precipitou sua terceira ida ao país europeu.
"Tive medo de continuar no Brasil e me queimar na recuperação da cirurgia, aí preferi ir novamente para a Rússia." No mesmo time? "Não, em outro time, cujo nome não lembro", responde ele, sem citar o Rostov.
Em 2006, foi novamente repatriado, passando por Atlético-MG e Coritiba.
E no ano passado passou novamente por uma transferência internacional, dessa vez para o japonês Ventforet Kofu. "Era da primeira divisão, mas agora está na segunda. E, se bobear, cai de novo para a terceira", avalia.
No início da temporada, assinou por um ano com o Barueri. Mas, a um mês de completar 33 anos, e depois das conturbadas experiências pelo futebol internacional, ele ainda sonha em jogar mais uma vez em algum clube de fora do país.
"Pode ser na Rússia. Até comentei recentemente com minha mulher que, se surgir uma nova proposta de lá, eu iria de novo. Afinal de contas, já conheço de perto a realidade de jogar no futebol russo." (LF E RM)


Texto Anterior: Garimpagem: Estrangeiros buscam jovens
Próximo Texto: Na "lei"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.