São Paulo, domingo, 27 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flamengo e Botafogo abrem final do Estadual

Rubro-negros buscam se igualar a Flu, com 30 títulos

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Com a média de público do Estadual em queda, o Flamengo começa hoje a disputa pelo seu 30º título da competição. Caso consiga, o time da Gávea se iguala pela primeira vez ao Fluminense, o maior vencedor da história do campeonato.
A partir das 16h, o Flamengo enfrenta o Botafogo, no Maracanã, na primeira partida da decisão. A finalíssima será no próximo domingo.
Já o Botafogo, que tem a melhor campanha nos dois turnos, conquistou o Estadual 18 vezes. Sob o comando de Cuca, a equipe obteve na semana passada a vaga para a disputa do campeonato. O time venceu o Fluminense por 1 a 0.
""Não dá para negar que o campeonato terá um sentimento especial. É a primeira vez que o clube pode se igualar ao Fluminense. Vamos fazer de tudo", disse Joel Santana, que já venceu o Estadual pelos quatro grandes clubes da cidade.
O clássico deverá lotar o Maracanã. Até anteontem, 48.831 ingressos haviam sido vendidos, de um total de 68.030.
Apesar do bom público para a primeira final, a presença de torcedores nesta edição do campeonato é uma das piores dos últimos anos. Com o formato inchado -de 12 para 16 clubes-, a média do Estadual é de 7.740 pagantes por jogo.
Mesmo que os dois jogos finais lotem, o número médio de torcedores não será maior do que o do ano passado -9.644 fãs por partida.
De 2004 até 2006, o Estadual do Rio conseguiu picos de público. Em 2005, a média de torcedores no torneio foi de 14.644 por partida, uma raridade no futebol nacional. Na época, os ingressos eram subsidiados pelo governo do RJ.
O jogo de maior público do campeonato em 2008 foi a final da Taça Guanabara. Diante de 78.830 pagantes e 84.185 presentes, o Flamengo conquistou o primeiro turno ao vencer o Botafogo, de virada, por 2 a 1.
Foi o maior público no Brasil neste ano. O jogo foi marcado por reclamações de dirigentes e jogadores do Botafogo contra supostas falhas de arbitragem. O presidente Bebeto de Freitas chegou a renunciar ao cargo, mas recuou dias depois.
O pior público do Estadual de 2008 foi quando Madureira e Mesquita se enfrentaram, com apenas 49 espectadores.


NA TV - Flamengo x Botafogo
Globo (menos SP), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Alternativa: Equipe pode colocar juniores
Próximo Texto: Baixas: Times têm problemas com escalação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.