São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

povão

Pesquisa iguala as maiores torcidas

Adversários na Libertadores, Flamengo e Corinthians estão empatados tecnicamente em torcedores, aponta Datafolha

Rafael Andrade/Folha Imagem
Torcedores fazem fila no Maracanã para comprar ingressos para o jogo pela Libertadores entre Flamengo e Corinthians, donos das maiores torcidas do Brasil

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Flamengo e Corinthians, rivais na Libertadores a partir de amanhã, estão tecnicamente empatados naquilo que mais se orgulham: as suas torcidas.
A mais recente pesquisa do Datafolha sobre os times preferidos dos brasileiros mantém o rubro-negro carioca no topo, mas novamente sem vantagem que fuja da margem de erro sobre o alvinegro paulistano.
Questionados sobre o clube de preferência, 17% dizem que o Flamengo é o seu time. Esse número era 19% em dezembro de 2009, quando a equipe de Adriano conquistou o título brasileiro. Além dessa oscilação negativa flamenguista, o Corinthians cresceu 1% em relação à pesquisa anterior -passou de 13% para 14%, o que caracteriza assim um empate técnico entre as duas torcidas.
Foram realizadas 2.600 entrevistas em 144 municípios pelo Datafolha entre os dias 15 e 16 de abril. Pessoas com 16 anos ou mais opinaram. A margem máxima de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde 1993, quando o Datafolha passou a fazer pesquisas regulares sobre torcidas de times brasileiros, esta foi a primeira vez que o Corinthians alcançou 14% da preferência nacional -25% dos entrevistados não torcem por nenhum time.
Os corintianos superam os flamenguistas na região Sudeste, a mais populosa do país. Na região Sul, há um empate técnico entre os dois clubes. Nas regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste, o Flamengo é o mais popular com larga vantagem.
A terceira maior torcida do país é a do São Paulo, com 8% da preferência nacional, mas o Palmeiras, quarto colocado na lista, tem 6%, o que também configura empate técnico entre os rivais paulistanos. O mesmo pode ser dito entre o Palmeiras e o Vasco, a quinta torcida do país, com 4% da preferência.
Ainda mais empatados tecnicamente ficam os grandes do Sul (Grêmio e Inter têm 3% da preferência) e os grandes mineiros (o Cruzeiro aparece com 3%, e o Atlético-MG, com 2%).
O Santos, sensação do futebol brasileiro em 2010, prossegue com 2% na pesquisa do Datafolha. O único time que oscilou para cima em relação à última consulta feita sobre torcida foi exatamente o Corinthians.
A seleção brasileira foi lembrada como time de preferência por 1% dos entrevistados.
Ronaldo, flamenguista assumido que estará em campo amanhã no Maracanã a serviço do Corinthians, tem sido usado pela diretoria corintiana como ferramenta para angariar mais torcedores. O atacante é mais um ingrediente na disputa entre corintianos e flamenguistas pelo coração dos brasileiros.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Trauma no olho pode tirar Neymar da decisão em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.