São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bellucci joga em Paris por fim de jejum

Brasileiro tenta, pela primeira vez, alcançar 2 vitórias em Grand Slam

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Thomaz Bellucci tem hoje as condições favoráveis para tentar garantir sua melhor atuação em Grand Slams.
O brasileiro, 29º do mundo e que nunca ganhou dois jogos seguidos em um torneio de Grand Slam, enfrenta hoje, por volta das 7h (de Brasília), o espanhol Pablo Andujar (146º), pela segunda rodada de Roland Garros. Agora, Bellucci tenta atingir sua melhor campanha em seu evento preferido.
"É o torneio mais importante para a minha carreira, pelas grandes vitórias que o Guga [campeão em 1997, 2000 e 2001] conseguiu aqui", afirmou o brasileiro.
Desde que se consolidou no top 100, há nove meses, Bellucci enfrentou um adversário fora desse grupo 21 vezes e só perdeu dois jogos.
No ano passado, caiu diante do ex-top 10 Nicolas Lapentti e, em fevereiro, perdeu de Ricardo Mello, na segunda partida que disputava em um mesmo dia, na Bahia.
A partida de hoje não se encaixa em nenhuma das condições das derrotas anteriores. Aos 24 anos, Andujar ostenta o 81º lugar como seu melhor ranking na carreira.
Bellucci, que em 2009 abandonou a estreia com cãibras, afirma estar bem fisicamente. "Ele jogará solto. Não tem nada a perder", disse ele, que nunca encarou o rival.
Andujar, que veio do qualifying, só tem uma vitória contra um rival do top 50. Na segunda rodada do Torneio de Barcelona, em 2007, seu compatriota Juan Carlos Ferrero, então 18º do mundo, abandonou a partida após disputar somente três games.
Até mesmo enfrentar oponentes desse nível não é tão comum na carreira do espanhol. Nesta temporada, Andujar disputou sete challengers (torneios de segunda linha). Para jogar os eventos do ATP Tour, o espanhol precisa disputar o qualifying.
Andujar passou por esse pré-torneio três vezes, em Buenos Aires, Costa do Sauipe e Estoril. Nessas oportunidades, conseguiu apenas uma vitória na chave principal, no torneio na Argentina.


NA TV
Roland Garros
6h ESPN Brasil




Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Leia, veja, escute e ria com José Mourinho
Próximo Texto: Foco: Vitorioso de repente, alemão se rende a Federer na véspera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.