São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Americano, recordista de títulos de Grand Slams e do torneio inglês, cai na 2ª rodada, o que não acontecia desde 1991

Wimbledon aumenta má fase de Sampras

DA REDAÇÃO

A má fase de Pete Sampras, 30, aumenta cada vez mais.
Ontem, na quadra dois do All England Club, ironicamente chamada de ""cemitério dos campeões", o recordista em semanas na liderança do ranking (286) foi derrotado pelo suíço George Bastl por 3 sets a 2 (3/6, 2/ 6, 6/ 4, 3/6 e 6/4), na segunda rodada do tradicional Torneio de Wimbledon.
A última vez que o americano havia sido eliminado tão precocemente do torneio havia sido em 1991, em sua terceira participação.
Nas dez edições seguintes, Sampras conseguiu sete títulos (recorde individual) e chegou uma vez às semifinais, uma às quartas e, no ano passado, às oitavas-de-final, quando também foi eliminado por um suíço, Roger Federer.
A derrota para Bastl, que só entrou na chave de Wimbledon por causa da desistência do espanhol Felix Mantilla, contundido, aumentou a dúvida sobre o futuro de Sampras, que tem 101 vitórias na grama e é considerado o maior jogador no piso da história.
""Não posso parar depois dessa derrota, depois de tudo que vivi aqui. Voltarei no próximo ano, porque sei que posso ganhar um Grand Slam, e minha melhor chance é aqui", afirmou o americano, maior vencedor da principal série do tênis, com 13 títulos, mas que não é campeão desde Wimbledon-2000.
Sampras chegou para a disputa de Wimbledon depois de se recuperar de uma lesão nas costas, que o tirou de uma partida de um torneio de exibição no sábado, mas a estréia, anteontem, contra o britânico Martin Lee, foi vencida sem grandes problemas.
O jogo de ontem parecia seguir pelo mesmo caminho, após Sampras vencer os dois primeiros sets.
""Bastl jogou bem durante toda a partida, e tenho que elogiá-lo", afirmou o americano sobre seu rival, o 145º no ranking e que até a atual edição de Wimbledon nunca havia vencido na grama.
A eliminação de Sampras não foi a única zebra ontem na chave masculina em Wimbledon.
O atual líder da Corrida dos Campeões e cabeça-de-chave número dois, o russo Marat Safin, foi derrotado pelo belga Olivier Rochus por 3 a 1 (6/2, 6/4, 3/6 e 7/6).
E o americano Andre Agassi, campeão em 1992 e terceiro pré-classificado da competição, caiu diante do tailandês Paradorn Srichaphan por 3 a 0 (6/4, 7/6 e 6/2).


Com agências internacionais


Texto Anterior: Panorâmica - Basquete: Hélio Rubens define atletas para Mundial
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.