São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Ala-pivô, 7º escolhido em draft e envolvido em troca, quebra jejum brasileiro de 11 anos sem um atleta na NBA

Nenê é selecionado e jogará no Denver

DA REPORTAGEM LOCAL

Maybyner Rodney Hilário, o Nenê, quebrou uma sequência de 11 anos sem brasileiros na liga americana de basquete ao se tornar o sétimo atleta selecionado na edição deste ano do draft da NBA.
O atleta foi selecionado pelo NY Knicks e envolvido em uma troca com o Denver, seu novo time.
""Acho que Deus preparou a melhor equipe para mim", disse Nenê, durante teleconferência da qual a Folha participou logo após a confirmação da troca. ""Amanhã [hoje" viajo para Denver. Estou pensando em ir ao Brasil depois."
O ala-pivô, de 19 anos, 2,11 m e 118 kg, compôs a mesa principal da cerimônia que aconteceu no teatro do Madison Square Garden, em Nova York, nos EUA.
Quando seu nome foi anunciado como o selecionado pelo time nova-iorquino, surgiram vaias de parte da platéia, que gritou: ""Queremos [outro jogador que participou do draft, Caron" Butler, demitam [o presidente do New York Knicks, Scott" Layden".
O Denver deve ter problemas legais, pois o Vasco encaminhou ofício à Confederação Brasileira de Basquete para evitar que o pivô, que viajou em março para os EUA, possa jogar por outro time. Nenê tem contrato com o clube carioca até 2003. A documentação já foi enviada à Fiba (Federação Internacional de Basquete).
Além de Nenê, Jefferson e Guilherme integravam a lista de brasileiros pleiteantes a vagas. Nenhum dos dois foi selecionado.
O último brasileiro a jogar na liga norte-americana foi o ala-pivô Pipoka, 38, que na temporada de 1991/ 1992 registrou dois pontos e duas assistências para o Dallas.
Antes, o pivô Rolando Ferreira disputou 12 partidas pelo Portland, na edição de 1988/1989.
O draft é uma espécie de vestibular feito anualmente, cuja função é renovar os 29 times da liga.
Ele é orientado de modo a premiar as equipes mais fracas, contribuindo, ao menos na teoria, para o equilíbrio do campeonato.
Têm o direito de escolher em primeiro lugar os 13 times que não se classificaram para os playoffs do campeonato anterior. As equipes que se classificaram para os playoffs vêm na sequência.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Olimpíada: Obra para Atenas-2004 é embargada
Próximo Texto: Chinês é o primeiro escolhido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.