São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes põem em xeque Ronaldinho nos Jogos

Barcelona, atual patrão, veta astro, já chamado pela CBF, na Olimpíada

Milan e Chelsea, possíveis destinos do brasileiro, estão entre as grandes equipes européias contrárias a liberar atletas para Pequim

DA REPORTAGEM LOCAL

Ronaldinho acertou com a CBF sua participação na Olimpíada de Pequim, em agosto próximo. Só que faltou combinar com o atual e os candidatos a patrão do meia-atacante.
Mesmo reiterando que não conta com o brasileiro para a próxima temporada européia, o Barcelona, por meio de seu novo treinador e de um dos principais cartolas, avisou ontem que, caso Ronaldinho não seja negociado, ele não será liberado para os Jogos chineses.
"Para mim, o caso de Ronnie [o apelido de Ronaldinho na Espanha] é o mesmo caso de Messi. Se ele estiver aqui no dia 14 de julho [data da reapresentação do time], tentaremos igualmente que ele não participe dos Jogos", disse Aitor Begiristain, o diretor técnico do clube catalão, que afirmou já estar fazendo gestões para vetar a participação do brasileiro e do argentino na Olimpíada.
"Se ele [Ronaldinho] continuar aqui, terá o mesmo tratamento que todos os outros jogadores", falou Pep Guardiola, o novo técnico do clube catalão, comparando a situação do brasileiro com a do argentino Messi, que primeiro disse que iria disputar a Olimpíada independentemente da opinião do Barcelona, mas agora já fala em seguir a decisão do clube.
A Folha procurou Assis, irmão e procurador do brasileiro, para comentar o caso, mas ele não atendeu às ligações.
Se Ronaldinho acertar sua saída do clubes espanhol antes da Olimpíada para um dos dois clubes nos quais têm mais interesse de jogar, ele também não terá vida fácil para conseguir a liberação para defender a seleção treinada por Dunga.
Milan e Chelsea são dois dos gigantes europeus mais reticentes a liberar atletas para a Olimpíada de Pequim.
A agremiação italiana já disse de forma oficial que não vai permitir a ida de Kaká, assim como de qualquer outro jogador com mais de 23 anos.
Se optar pelo Chelsea, opção que ganhou muita força com a ida de Luiz Felipe Scolari para o clube inglês, Ronaldinho irá para um time que pode até romper com um de seus ídolos por causa da Olimpíada.
O atacante Drogba diz que vai jogar pela Costa do Marfim em Pequim, época em que o Campeonato Inglês 2008/ 2009 já estará em disputa. "Disputar a Olimpíada é um sonho para qualquer jogador", afirmou o goleador.
Antes da contratação de Scolari, o Chelsea falou em vender o artilheiro caso ele insistisse em desfalcar a equipe por causa dos Jogos Olímpicos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Itália apela a retorno de Marcello Lippi
Próximo Texto: Esperança: CBF acha absurdo ato de catalães e espera por "bom senso"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.