São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outra vez 1º, Vettel sente monotonia

F-1
Em Valencia, piloto da Red Bull obtém 6ª vitória em 8 provas no ano

GP da Europa
1º S. Vettel 1h39min36s169 2º F. Alonso a 10s891 3º M. Webber a 27s255


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA

Foi o final de semana perfeito para Sebastian Vettel.
Literalmente. Pole, dono da melhor volta e da vitória ontem, nas ruas de Valencia, não à toa logo que cruzou a linha de chegada o alemão gritou no rádio: "Esta foi a melhor até agora. Foi muito mais do que eu imaginava."
O segundo triunfo seguido no GP da Europa, o sexto em oito corridas neste ano, foi importante para o piloto da Red Bull por vários motivos.
Depois de errar na última volta no GP do Canadá, há duas semanas, e ter presenteado Jenson Button com a vitória, Vettel queria mostrar que aquele havia sido um lapso que não afetaria sua busca pelo bicampeonato.
Para piorar, menos de uma semana antes da prova de ontem, a FIA mudou o regulamento e tirou de sua equipe um de seus maiores trunfos. Proibiu que os times mudassem a configuração dos motores da classificação para a corrida visando claramente segurar a Red Bull.
Mas nada disso foi problema ou distração para Vettel, que pela segunda vez em sua carreira conseguiu um fim de semana perfeito e aumentou ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato.
De 60, o alemão ampliou para 77 pontos sua vantagem para Button, que tem a mesma pontuação de Mark Webber, terceiro colocado ontem -Fernando Alonso completou a prova em segundo.
"Não fico olhando a classificação o tempo todo porque sei que a temporada é longa e tomo o Mundial do ano passado como lembrança de que as coisas podem mudar rapidamente", disse Vettel, que em 2010 chegou à última corrida como terceiro na tabela e saiu com o título.
"Sei que estou liderando mas não fico fazendo conta para ver quando poderei ser campeão porque, apesar de ter gostado muito de matemática no colégio, sempre fui muito ruim", brincou Vettel.

SEM ADVERSÁRIO
Na pista, porém, o piloto da Red Bull não quis saber de brincadeira. Manteve a dianteira na largada e só perdeu a ponta por uma volta (para Felipe Massa) quando foi aos boxes fazer o primeiro de seus três pit stops.
Seu domínio da prova foi tão grande que sua menor vantagem para o segundo colocado foi anotada ao final da primeira volta, quando já tinha aberto 1s3 para Webber. Com a corrida controlada, foi apenas uma questão de tempo para Vettel vencer pela 16ª vez em sua carreira.
"Não sei como foi para os outros, mas este GP foi monótono para mim. Incrivelmente, apesar disso, eu me diverti bastante porque foi uma corrida entre mim e meu carro o tempo todo", disse, antes de emendar: "Foi um final de semana perfeito".


Texto Anterior: Kleber se queixa, e marcos evita críticas
Próximo Texto: Todos os 24 carros terminam a corrida
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.