São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na internet, Espinosa vende dieta e sucesso

RICARDO VIEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Ser convencido de que o esquema com três atacantes é viável no futebol atual, de que um shake e um complexo vitamínico podem deixá-lo mais feliz e disposto e a deixar seu emprego para ganhar até R$ 3.000 nas horas vagas.
O ensinamento e as promessas estão no blog de Valdir Espinosa, novo técnico da Portuguesa.
Na página, ele também dá dicas de como motivar jogadores, comenta as atuações da seleção e conta histórias do futebol.
Em 34 vídeos, Espinosa responde perguntas de leitores do seu blog (às vezes familiares), explica esquemas táticos munido de uma prancheta e aproveita para fazer comercial de produtos para emagrecimento e de um kit do estilo "seja seu patrão".
Ele assegura que não ganha dinheiro com a página. Vende os produtos porque sua mulher trabalha com isso e porque, segundo ele, funcionam.
"Emagreci 12 quilos. No Vasco, parecia que tinha uma bola de basquete na barriga. Então, falo disso porque tem gente que pode se interessar", diz o treinador, que em alguns vídeos aparece com o tradicional bottom com os dizeres: "Emagreci, pergunte-me como". Em uma das aparições, diz que reduzir as medidas é uma questão de inteligência e agradece aos produtos de emagrecimento por transformá-lo no "novo" Espinosa.
Sobre a idéia do vídeoblog, que já tem quase dois anos, o treinador diz que nasceu da vontade de se comunicar com os torcedores. "Sou um pouco vaidoso e adoro falar", conta.
No princípio, a página tinha textos, mas o técnico diz que não tem muita intimidade com a escrita. Então, surgiu a idéia dos vídeos. "Quem edita, filma e coloca no ar é minha mulher. Eu só falo."
Após a chegada à Portuguesa e com a divulgação do endereço do blog (http://valdirespinosa.zip.net) no site do clube, Espinosa diz que teve 500 acessos em um dia. Recorde pessoal comparável apenas à época em que homenageou Romário.
Familiares também costumam ser lembrados. Em um dos vídeos, Espinosa fala do pai. Ao final, termina cantarolando o hit "Pai", de Fábio Júnior.
Segundo Espinosa, torcedores da Lusa também o procuram no site de relacionamento Orkut. "Já tem gente escalando o time." Com o novo trabalho, ele reconhece que não poderá atualizar o blog com a freqüência dos últimos meses. Seu último emprego fora no Vasco, em 2007.


Texto Anterior: São Paulo experimenta seu pior
Próximo Texto: Lusa: Suspensões fazem treinador abandonar esquema mais ofensivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.