São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fifa interfere e torna evento mais suntuoso

DO ENVIADO AO RIO
DO RIO


Quando o ambiente se ilumina, é possível ver os 18 metros de altura e os 7.600 m2 do espaço construído para a realização do Sorteio Preliminar da Copa-2014.
Ao fundo, um painel de luzes de LED, de 225 m2, estende-se por todo o palco e reproduz as cores da bandeira brasileira.
Não é a única fonte de luz. Após ordem do mestre de cerimônias, duas esferas posicionadas nos cantos do palco de 740 m2 rodam e se transformam em conchas com iluminação internas. Há ainda telões laterais.
A estrutura é maior do que a de congressos da Fifa em Zurique, feitos em pavilhão similar ao Riocentro. Nem a cerimônia de anúncio das sedes das Copas de 2018 e 2022, no ano passado, atingiu tal patamar.
Em todos esses casos, foi a Fifa quem financiou os custos dos eventos.
A dimensão do sorteio deve-se a uma política da entidade de marcá-lo como ponto inicial da Copa no país-sede. Antes do Mundial dos EUA, em 1994, o evento era apenas protocolar, para se definir os grupos para as eliminatórias. Agora, a prioridade é o show.
"Nossa expectativa é que seja rápido [o sorteio] e que consiga entreter quem estiver assistindo", afirmou David Ausseil, responsável da Fifa pelo evento no Rio.
Nos intervalos, haverá shows. A duração do sorteio deve ser de pouco menos de duas horas. Está previsto, no entanto, o fechamento do aeroporto Santos Dumont por quatro horas, para não atrapalhar as transmissões da televisão. (RM E SR)


Texto Anterior: Farra
Próximo Texto: Dilma nomeia Pelé como embaixador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.