São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos fica sem Ganso até 2011

Rompimento em um ligamento do joelho afasta o meia por seis meses

DE SÃO PAULO

Uma semana após anunciar a boa notícia do "fico" do atacante Neymar, o Santos viu sua maré mudar ao perder o outro badalado dos meninos da Vila, o meio-campista Paulo Henrique Ganso, até o fim da temporada.
Ganso -canhoto, habilidoso, esperança do Brasil para a Copa-2014- teve constatado um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficará afastado dos gramados por aproximadamente seis meses. A cirurgia está marcada para amanhã, em São Paulo.
O meia de 20 anos sofreu a lesão no segundo tempo da partida contra o Grêmio, anteontem, vitória por 2 a 1 sobre o rival em Porto Alegre.
No desembarque em São Paulo, na tarde de ontem, o jogador foi levado para o carro em uma cadeira de rodas e já dava mostras de que a contusão era mesmo grave.
Em julho, Ganso passou por uma artroscopia, mas o médico do Santos Rodrigo Zogaib afirmou que a lesão atual não tem relação com a anterior, no joelho direito.
"Na segunda-feira, ele iniciará fisioterapia no Cepraf [Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol], no CT Rei Pelé", declarou Zogaib.
Ganso recebeu apoio do companheiro Neymar. Via Twitter, o atacante se dizia "muito triste" antes mesmo de a assessoria do clube divulgar comunicado que explicava a gravidade da lesão.
Até o corintiano Ronaldo, que já viveu o drama de operações no joelho, usou seu microblog para se solidarizar com o jogador santista. "Fiquei sabendo através dos meus amigos do Twitter que o Ganso vai operar. Melhoras pra você, moleque, e muita força. Você supera essa."
A lesão vem no momento em que a diretoria planejava um novo acordo com o meia e um consequente reajuste salarial. A cúpula santista se preocupava em ter Ganso insatisfeito ao ver Neymar ser amplamente valorizado e ter o contrato reformulado após cobiça do inglês Chelsea.
A tática para agradar ao camisa 10 consiste na mesma utilizada para segurar Neymar. Aumentar os ganhos principalmente por meio do direito de imagem, com o jogador tendo grande participação nos lucros obtidos em ações promovidas pelo clube, quando participar.
Entre salários fixos e ganhos pela exploração de sua imagem, Neymar terá um salário de R$ 3,4 milhões anuais. O novo contrato do jogador vai até 2015, com multa rescisória subindo de 35 milhões para 45 milhões (R$ 100 milhões).
A diretoria santista não viu grande assédio a Ganso em razão da alta multa rescisória do jogador, 50 milhões, maior até do que a nova de seu colega de 18 anos.
Ganso, como Neymar, esteve na primeira convocação de Mano Menezes para a seleção e foi titular nos 2 a 0 sobre os EUA, em amistoso.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Meia já havia rompido ligamento há 4 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.