São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha brasileira viola regra do COI

DA REPORTAGEM LOCAL

As visitas de membros da Rio-2016 a eleitores do COI em seus países não são permitidas pelas Regras de Conduta das Postulantes aos Jogos, estabelecidas pela própria organização olímpica.
O artigo 11 do documento estabelece o veto. "Não deve haver visita de membros do COI às cidades, nem das cidades aos membros do COI", afirma o texto das regras.
A assessoria da Rio-2016 confirmou viagens dos membros do comitê ao exterior, sem informar detalhes. E ressaltou que as concorrentes têm feito o mesmo em suas campanhas.
"A Rio-2016 tem estado presente em eventos esportivos internacionais e visitado os principais integrantes do Movimento Olímpico, incluindo comitês olímpicos nacionais, federações internacionais, associações continentais, meios de comunicação, entre outros, da mesma maneira que têm feito as demais cidades", informou a assessoria da candidatura.
De fato, há informações de que as outras candidatas têm viajado pelo mundo para promover seus projetos.
Mas o comitê afirmou não ter quebrado o regulamento do COI. "O Comitê de Candidatura Rio-2016 reitera que vem seguindo rigorosamente todas as regras do COI estabelecidas para o processo de candidatura aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016", ressaltou.
E negou que a Rio-2016 tenha feito qualquer convite a membros do COI para que fizessem visitas ao Brasil.
As regras são tão duras que, caso um membro do comitê fosse ao país por razões particulares, teria de informar ao organismo. (ML E RM)


Texto Anterior: Pró: Membros do COI declaram que universalização pode favorecer Rio
Próximo Texto: Copa-2014: Blatter deve anunciar Rio como sede da Fifa e da mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.