São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEQUIM-2008

COI crava finais da natação de manhã, e atletas desaprovam

MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Olímpico Internacional (COI) rendeu-se às exigências das emissoras de TV, especialmente as americanas, e anunciou ontem que as finais das provas de natação, uma das modalidades com maior audiência em Olimpíadas, serão disputadas pela manhã em Pequim.
Em outras edições olímpicas, as eliminatórias costumavam ser pela manhã e as finais à tarde. Entretanto, como o fuso de Pequim está, em média, sete horas à frente dos países europeus e 12 à frente dos EUA, as emissoras fizeram um lobby para que os principais eventos ocorressem em um período compatível com o horário nobre.
A decisão desagradou a nadadores de ponta, como o holandês Pieter van den Hoogenband, o australiano Michael Klim e o austríaco Markus Rogan, que haviam formado um grupo de protesto para evitar a mudança.
"Toda decisão relativa ao esporte que é motivada por interesses comerciais é ruim. É bom saber que muitas pessoas nos acompanham pela TV, mas não podemos esquecer o objetivo da natação que é ter bom desempenho e quebrar recordes", disse Hoogenband, bicampeão olímpico dos 100 m livre.
No Brasil, a modificação também provocou controvérsias. O ex-nadador Gustavo Borges, integrante da comissão de atletas da Fina (Federação Internacional de Natação), lamentou o fato. "Isso pode interferir na parte técnica, pois a maioria nada melhor à tarde", disse ele, apontando uma outra preocupação. "Será que as finais no Pan serão também pela manhã? O Pan segue as tendências da Olimpíada, então pode ser que isso ocorra."
Por outro lado, o presidente da confederação brasileira, Coaracy Nunes, comemorou a modificação. "Há seis meses, participei de uma reunião na Fina e disse que estava de acordo com a mudança porque temos que dar visibilidade ao esporte", afirmou o dirigente, lembrando que, no Brasil, a maior parte das finais já ocorre no período da manhã para satisfazer às exigências da TV.
O programa olímpico de 2008 prevê que decisões da ginástica também serão pela manhã. Já as finais do atletismo, exceto a maratona, serão disputadas à noite.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Memória: Mães craques voltaram logo a jogar
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.