São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris define as 3 últimas vagas do Masters de Xangai

Veterano Roddick e caras novas Del Potro e Simon são os favoritos para completar grupo de 8 melhores do ano

Nadal, Federer, Djokovic, Murray e Davydenko já garantiram participação no torneio chinês, que encerra temporada da ATP

Alexander Drozdo/France Presse
Andy Murray, que fará sua estréia no Masters, rebate no jogo de ontem em que levou o título em São Petesburgo

DA REPORTAGEM LOCAL

A corrida para o Masters de Xangai termina nesta semana no Masters Series de Paris, que vai determinar os três últimos integrantes para o torneio que reúne os oito melhores do ano.
Ex-número um do mundo e semifinalista do torneio chinês na temporada passada, o americano Andy Roddick está em busca da classificação para seu sexto Masters consecutivo.
Aparece na sexta colocação, com 369 pontos, e estaria em uma situação mais confortável se não fosse sua eliminação nas quartas-de-final do Torneio de Lyon na semana passada.
"É uma longa temporada", afirmou o americano. "Quem disser que não está cansado está mentindo", completou.
Outros fortes postulantes a uma vaga em Xangai são dois tenistas que tentam participar do evento pela primeira vez.
O argentino Juan Martin del Potro, 20, conseguiu incrível arrancada neste semestre. Conquistou seus quatro primeiros títulos de primeira linha (Stuttgart, Kitzbuhel, Los Angeles e Washington) de maneira consecutiva e chegou à decisão de outro (Tóquio).
Anteontem, em Lyon, fez coro à observação de Roddick sobre a temporada. "Estou cansado, mentalmente e fisicamente. Meu tênis está se entorpecendo. E está sendo duro para mim", disse o argentino, após cair ante o compatriota David Nalbandian nas semifinais.
Já o francês Gilles Simon, 23, surgiu como forte candidato a jogar em Xangai ao derrotar o número um do mundo, o espanhol Rafael Nadal, e avançar à final do Masters Series de Madri há duas semanas.
Conquistou três (Casablanca, Indianápolis e Bucareste) de seus cinco títulos na carreira neste ano. Na semana passada, parou nas semifinais em Lyon.
Vice no Masters de 2007, o espanhol David Ferrer vive mau momento e aparece na nona posição na corrida, com 338 pontos. No ano passado, ele disputou o Masters Series de Paris já classificado para Xangai.
O campeão do Masters Series de Paris conquista cem pontos na corrida, enquanto o vice leva 70, e cada semifinalista, 45.
Os cinco já classificados para jogar na China são o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic, o britânico Andy Murray e o russo Nikolay Davydenko.
Dos cinco, o único que vai estrear no Masters é o vice-campeão do Aberto dos EUA, Murray, que já conseguiu vencer os outros quatro adversários garantidos na China em 2008.
O Masters de Xangai acontece de 10 a 16 de novembro.


NA TV - Masters Series de Paris
Sportv, ao vivo, às 8h




Texto Anterior: Estaduais: Times chegam embalados por taça
Próximo Texto: Duplas: País tem situação complicada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.