São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juventude e Grêmio reeditam o duelo mais igual dos mata-matas

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Juventude e Grêmio decidem hoje em Caxias do Sul, às 21h40, o confronto mais equilibrado das quartas-de-final do Brasileiro.
Na primeira partida, em Porto Alegre, as duas equipes empataram em 0 a 0. Isso dá ao Juventude a vantagem de jogar por um empate em seu estádio, o Alfredo Jaconi. O Grêmio, que precisa vencer, terá o retorno de atletas importantes. Quem sobreviver irá pegar nas semifinais o vencedor da série entre São Paulo e Santos.
As esperanças do Grêmio estão concentradas no retorno do volante Tinga, o que foi confirmado durante o treino de ontem.
O empate, com sabor de derrota para os gremistas no domingo, teve como uma das suas causas mais claras a ausência do jogador.
A armação das jogadas, saindo dos pés de Fernando (o substituto de Tinga), foi mais lenta, e isso contribuiu para o ataque se tornar ainda mais inoperante do que naturalmente já seria em razão da ausência de Luís Mário.
Na partida de domingo, todo o lado direito do Grêmio estava desfalcado: não jogaram os lesionados Tinga e Luís Mário e o suspenso Ânderson Lima.
O retorno de Ânderson Lima, já certo, é outro motivo de esperança para o técnico Tite. Além de fornecer parte das alternativas ofensivas no setor, Ânderson é o cobrador oficial de faltas da equipe, com bom aproveitamento.
Outra boa notícia para o Grêmio foi a vitória ocorrida na Justiça desportiva, que evitou a condenação do meia Rodrigo Fabri por mais de uma partida.
Já o Juventude enfrenta problemas para compor seu setor defensivo mantendo a qualidade: o zagueiro Índio saiu de campo domingo com uma entorse no pé direito, o que deve afastá-lo da partida de hoje. O volante Pereira recebeu o terceiro amarelo e será substituído por Élder no setor.
Para a zaga, a compensação é o retorno de Paulão, que cumpriu suspensão automática na última partida. Seu substituto no primeiro confronto, Renato, teve uma boa atuação e deverá ser mantido na equipe em razão da provável ausência de Índio, que ontem ainda falava em jogar, mas era desautorizado pelos médicos do clube.
O técnico Ricardo Gomes tem uma preocupação especial com o setor defensivo porque basta um empate para sua equipe conquistar a classificação. A principal orientação tática terá como objetivo evitar levar gols.
No ataque, Cláudio Pitbull, que causou polêmica ao declarar que não queria comemorar gols contra o Grêmio -clube que o formou e com o qual ele tem vínculo-, é o desfalque. O jogador, aliás, já não jogará mais pelo time de Caxias do Sul: será submetido a uma cirurgia no joelho e parará por pelo menos quatro meses.


Texto Anterior: Criciúma e Fortaleza vão à final e à elite
Próximo Texto: Tênis - Régis Andaku: Uma no cravo, outra...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.