UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Prefeitura decide tirar propagandas para evitar conflito com o COI

Rio promove "faxina" para ver a tocha olímpica passar

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), decidiu banir toda a publicidade estática do trajeto de cerca de 50 quilômetros da passagem da tocha olímpica pela cidade. O evento, marcado para o dia 13 de junho, será realizado pela primeira vez na América do Sul.
Pelo decreto assinado pelo prefeito, todas as mensagens publicitárias estampadas em outdoors serão retiradas do percurso por onde vão se revezar 120 personalidades que correrão com a tocha.
A faxina publicitária de Maia é uma estratégia para evitar que as mensagens desagradem aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional e arranhem a candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos de 2012, como antecipou a Folha no domingo passado.
Segundo acordo firmado pelo COI, apenas duas empresas terão direito de explorar o evento no mundo -Coca-Cola e Samsung.
"Por isso, sustamos toda a publicidade nessa área. Agora, estamos esperando que o COI nos diga o que fazer", disse o prefeito.
De acordo com o trajeto repassado pela entidade aos funcionários da prefeitura, a tocha será levada por 15 bairros cariocas.
Do percurso traçado pelo COI, a prefeitura vai tentar alterar "alguns pontos", segundo Maia.
Rio Comprido, na zona norte, é o bairro que mais preocupa por questão de segurança. Várias favelas -Mineira, Zinco e Fallet- ficam situadas no bairro.
A festa pela passagem da tocha olímpica no Rio vai começar às 9h. O local de partida será o Maracanã. De lá, ela vai passar pelo centro da cidade e por vários bairros da orla da zona sul -Ipanema, Leblon e Copacabana.
A previsão dos organizadores é de que a tocha chegue em Botafogo por volta das 17h, onde será realizado um grande show.
"A nossa intenção é realizar várias apresentações que sintetizem a cultura brasileira e do continente", disse Carlos Roberto Osório, diretor de relações internacionais do Comitê Olímpico Brasileiro, órgão que será responsável por toda a organização do evento.
Apesar de o COB ainda não ter definido os espetáculos da festa, a entidade confirmou que convidará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a governadora do Rio, Rosinha Matheus, para participarem do evento, que contará com a participação de Maia.
Dirigentes de todos os comitês olímpicos do continente também estarão na solenidade.
A passagem da tocha olímpica pelo mundo vai começar no dia 4 de junho e percorrerá 33 cidades de 26 países antes de voltar para a Grécia no dia 9 de julho.
Quando regressar, ela percorrerá todo o país até chegar ao estádio Olímpico, onde será a cerimônia de abertura dos Jogos no dia 13 de agosto. Depois do Rio, a tocha vai para a Cidade do México.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Prata em Sydney, judoca dará início à corrida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.