São Paulo, domingo, 27 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta e seca de rivais recolocam Romário no topo dos artilheiros

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase 40 anos de vida e com a chance de conquistar a artilharia do Brasileiro-2005. Para conseguir a façanha, Romário tomou conta do corpo e teve ajuda na diminuição brusca da média de gols dos jogadores que puxam a lista de goleadores do Nacional.
Depois de 40 rodadas, Robson, do Paysandu, lidera a artilharia com 21 gols (só um a mais que Romário), ou média de 0,62 por partida que ele disputou.
Essa marca é 30% menor do que a média dos principais goleadores do Brasileiro neste século.
O próprio Romário, em 2001, foi o líder na hora de balançar as redes com média de 1,17 tento por partida. A média atual do vascaíno em 2005 -0,69- não supera a de nenhum dos goleadores do Nacional nos últimos cinco anos.
A queda dos homens-gol vem na edição do Brasileiro que está perto de ser a mais goleadora da história -média está acima dos 3,1 gols/jogo pela primeira vez.
Na maioria dos times, o peso do principal goleador na artilharia da equipe tem números modestos -o corintiano Tevez, por exemplo, responde por apenas 23% dos tentos da sua equipe.
Além da concorrência mais frágil, Romário tem a ajuda de uma dieta adotada por lutadores de jiu-jitsu. Desde o início do ano, o jogador do Vasco de 39 anos mudou os hábitos alimentares para ""ganhar mais tempo no futebol", segundo o vice-presidente médico do clube, Pedro Valente.
Adepto do jiu-jitsu, Valente, 67, apresentou ao atleta uma ""dieta Gracie adaptada", rica em alimentos energéticos de fácil digestão. ""Ele ficou mais leve e resistente. A intenção da dieta, que foi elaborada de maneira empírica pelos Gracie [tradicional família de lutadores da modalidade], é esta e está dando certo com o Baixinho também", disse o médico.
Romário riscou do seu cardápio a carne de porco, o cafezinho e os refrigerantes de ""cola". As carnes vermelhas também são proibidas. O jogador tem se alimentado, basicamente, de frango, peixe, legumes, frutas e sucos.
Sem as adaptações feitas para Romário, a dieta Gracie divide os alimentos em grupos básicos (proteína animal, gorduras, óleos e vegetais; cereais; frutas doces; frutas ácidas; leite e creme de leite). As bebidas alcoólicas também estão vetadas.
""Sei que o Romário não leva a dieta à risca. Mas, se cumprir 80%, ele vai jogar por mais uns dois anos", projetou Valente. A dieta Gracie foi criada por Carlos Gracie, um dos primeiros atletas do jiu-jitsu no país.
Além da artilharia, Romário tenta também chegar à marca de mil gols na carreira. Atualmente, ele diz somar 939 gols, sendo 868 tentos como profissional.


Texto Anterior: Futebol: Serginho cobra raça e pede apoio na Vila
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.