São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rei Pelé é destronado por Marta em Alagoas

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DA AGÊNCIA FOLHA

O estádio Rei Pelé, em Maceió, vai ter o nome mudado para Rainha Marta, em homenagem à jogadora Marta da Silva, 22, eleita duas vezes a melhor do mundo pela Fifa. É o que determina projeto de lei aprovado pela Assembléia de Alagoas, anteontem, por 15 votos a 6.
Deputados justificam a decisão dizendo que Pelé nunca prestigiou o Estado. Marta é alagoana. Sua família vive no município de Dois Riachos (a 152 km de Maceió).
O deputado Temóteo Correia (DEM), autor do projeto que tramita há dois meses, diz que a substituição do nome é "quase uma unanimidade entre os alagoanos". Segundo ele, "há uma revolta" porque Pelé recebeu a homenagem em 1970, mas "não fez jus a ela".
"Ao contrário de Pelé, Marta é humilde. Ela reúne amor e respeito a Alagoas, o que Pelé não tem", diz. O deputado afirma ainda que a homenagem foi "mal empregada". "Pelé só veio aqui na inauguração e não voltou nunca mais, nem quando foi ministro [do Esporte, nos anos 90]", afirma Correia.
A jogadora ficou sabendo da aprovação do projeto na Assembléia ao conversar com a Folha por telefone, no aeroporto de Guarulhos (SP), recém-chegada da África do Sul.
Marta disse "é uma honra saber que isso [a mudança de nome] pode acontecer". "Fico muito feliz e muito honrada com essa homenagem, até porque é no meu Estado", afirmou.
O deputado Paulão (PT) foi um dos seis que votaram contra o projeto, o qual classificou como "modismo". Ele diz que Marta merece a homenagem, mas "deveriam fazer na região onde ela nasceu, no sertão". Além disso, ele acha que Pelé é uma "referência não só para o Brasil mas para o mundo".
"Hoje será a rainha Marta. Quem garante que, daqui a cinco, dez anos, não poderá ter mudança? A gente tem que ter segurança na hora de prestar homenagem, para não ficar modificando nome de monumentos de uma forma emotiva, só porque o Pelé não prestigia o Estado", disse Paulão.
Pelé, que estava nos Estados Unidos, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que, "se for a vontade do povo", ele aceita a mudança do nome.
O projeto agora depende da sanção do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) para entrar em vigor. Ele tem 15 dias para decidir. Se houver veto, ainda pode ser derrubado com votos de 18 deputados.
Segundo a assessoria do governador, ele está indeciso e usará "todo o tempo" para avaliar sua decisão. O Rei Pelé é o maior estádio de Alagoas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Avaí: Clube ficará sem festa em sua despedida da Série B, na ressacada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.