São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liga rival estréia com o incentivo da "marmelada"

DA REDAÇÃO E DA REPORTAGEM LOCAL

Encerrado o primeiro Super Bowl do novo milênio, as atenções do mundo do futebol americano vão se desviar da NFL para outra liga dos EUA, a recém-fundada XFL (Extreme Football League), que inicia seu primeiro campeonato sábado.
Formada no segundo semestre de 2000, a XFL conta com o amparo financeiro da rede de TV NBC, uma das maiores dos EUA, e da WWF (World Wrestling Federation), promotora dos espetáculos de luta livre, a popular "marmelada".
Neste ano, oito cidades terão equipes na XFL: Birmingham, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, Memphis, Nova York, Orlando e San Francisco.
Para obter a popularidade que os espetáculos de luta livre já detêm nos EUA, a XFL deve adaptar as regras do futebol americano para se tornar mais atraente para TV e público.
Assim, haverá permissão de maior contato físico, além de se dar ênfase para um jogo mais veloz e mais dinâmico.
O investimento previsto na XFL, para os três primeiros anos, será de US$ 100 milhões. A XFL já conta com um site oficial na Internet (www.xfl.com).
Mas, para sobreviver, a XFL terá que enfrentar a concorrência de uma rival consolidada como a NFL -nos EUA, por tradição, dificilmente duas ligas em um mesmo esporte sobrevivem simultaneamente.
Além de conviver com a sombra da NFL, os dirigentes da nova liga terão de enfrentar as suspeitas do público de que os resultados seriam "armados".
"A WWF é entretenimento em 100%. Mas a XFL será 100% esporte", declarou Vince McMahon, dirigente da federação de luta livre. (LC e ALF)


Texto Anterior: Futebol americano: "Retranca" é a atração do 1º Super Bowl do milênio
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Carnaval dos Ronaldinhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.