São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Com 16 times, torneio tenta superar diferenças entre os concorrentes

Inchado, Nacional começa com "abismo" entre equipes

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Inchado, com a presença de mais duas equipes -Unisanta e Ajax-Universo/Goiás-, começa hoje o 12º Campeonato Nacional masculino de basquete com a participação de 16 clubes.
Com o intuito de movimentar os outros Estados, que não contam com vaga na competição, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) promoveu competições regionais pelo país e um quadrangular final valendo duas vagas para o torneio Nacional.
Apesar das boas intenções da entidade, há um desnível grande entre equipes consideradas favoritas -Vasco, Flamengo, Tilibra-Copimax/Bauru e Marathon/ Franca- e times que dificilmente sairão das últimas posições -casos de Ipiranga-Badesc e Sogipa, campeões catarinense e gaúcho.
"Mas não havia outro jeito. Caso a CBB tirasse as equipes da região Sul do Nacional, estaria matando o basquete nesses Estados", declarou o técnico Aluísio Ferreira, o Lula, do COC/Ribeirão Preto, que conta com uma equipe jovem e capaz de surpreender.
Com o acréscimo de duas equipes, também subiu o número de jogos na fase de classificação: 240 este ano, contra 182 em 2000.
Apesar de mais viagens, os treinadores, em geral, não reclamam do excesso de jogos.
"Acredito que o nível técnico em que se encontra hoje o basquete brasileiro permita 16 equipes na competição nacional. Metade das equipes tem condições de erguer o título", disse o técnico Hélio Rubens Garcia, do Vasco.
O treinador vascaíno tem uma base forte para tentar o bicampeonato nacional. O time conta com vários jogadores de seleção -Demétrius, Helinho, Rogério, Aylton e Sandro Varejão-, além de dois estrangeiros de bom nível -Charles Byrd e Vargas.
Para tentar seu primeiro título, o Flamengo tem a pontaria do veterano ala Oscar, cestinha das cinco últimas edições do torneio.
O grande problema das duas equipes tem sido os atrasos de pagamento. Os cortes de 30% nas despesas do Flamengo motivaram as saídas do ala Paulinho Villas-Boas e do armador Duda. O armador Demétrius teve atritos com o Vasco pelo mesmo motivo.
Bauru e Franca, favoritos para retomar no torneio a hegemonia de São Paulo, que tem 31 dos 35 títulos brasileiros disputados, terão que enfrentar também o cansaço causado pelas finais paulistas, que terminaram domingo passado.
Em 2000, o cansaço foi o principal adversário do Bauru. Após uma campanha muito irregular, o time terminou a primeira fase na nona colocação e não obteve vaga nem nas quartas-de-final.
"Vamos fazer uma campanha melhor do que no ano passado, apesar de não termos tido tempo para fazer pré-temporada", disse o técnico Guerrinha, do Bauru.
Terceiro colocado no ano passado, o Unit/Uberlândia aposta na força de veteranos como o armador Marc Brown, 32, e na juventude do ala-armador Dedé, 23, e do pivô Luís Fernando, 23.
O time terá um desgaste a mais: disputa, além do Nacional, a Liga Sul-Americana de clubes -juntamente com Vasco e Flamengo. Mas, com menos opções no banco do que os colegas do Rio, o técnico Carlos Alberto Rodrigues, o Carlão, pode ter mais dificuldade.
O Botafogo, vice do Estadual do Rio, centrará o jogo em sua estrela solitária: o ala-armador Marcelinho. E o Valtra/Mogi conta com boa estrutura de jogo, já que tem a mesma base há algum tempo.
Em um segundo escalão, sonhando com uma vaga na segunda fase, estão Unisanta, Goiás, Fluminense -todos novatos no Nacional-, Casa Branca, Hebraica e Apuel-Sercomtel/Londrina.
Com dois estrangeiros de bom nível, o ala Brent Merrit e o pivô Mike Higgins, o Fluminense entra na competição com mais chances que seus concorrentes diretos.
A fórmula de disputa foi mantida. As equipes se enfrentam em turno e returno. As oito melhores vão aos mata-matas, que serão realizados em séries de cinco partidas até a decisão do título.



NA TV - Hebraica x Vasco, às 11h; Uberlândia x Fluminense, às 13h; Goiás x Flamengo, às 19h, ao vivo, na Sportv



Texto Anterior: Tenista fez campanha irretocável
Próximo Texto: Alto custo causa desistência de estrangeiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.