São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Federer e Ferrero lutam pelo posto

Roddick cai diante de Safin e deixa o topo

DA REPORTAGEM LOCAL

Líder do ranking desde 3 de novembro, o americano Andy Roddick vai deixar o posto na próxima segunda-feira, quando será divulgada a nova lista.
O americano foi eliminado nas quartas-de-final do Aberto da Austrália pelo russo Marat Safin por 3 a 2 (2/6, 6/3, 7/5, 6/7 e 6/4).
Como não conseguiu defender os pontos da semifinal de 2003, Roddick vai aparecer no próximo ranking com 200 pontos a menos do que os 4.535 com os quais começou o torneio australiano.
O suíço Roger Federer, que jogaria após o fechamento desta edição por uma vaga nas semifinais contra o argentino David Nalbandian, já está à frente de Roddick, com 4.475 pontos.
O espanhol Juan Carlos Ferrero, que soma 4.145 e enfrentaria o marroquino Hicham Arazi, também tem condições de ultrapassar Roddick e terminar no topo.
"Obviamente era um número legal de ostentar. Mas tenho 11 meses para tentar voltar ao topo antes do fim do ano", disse Roddick, 21, sobre a perda do título de número um. "Mas ninguém poderá tirar de mim o fato de ter chegado lá", afirmou ele, que não havia perdido set em seus quatro jogos anteriores na Austrália.
O algoz de Roddick também já foi líder do ranking. Marat Safin foi o grande adversário de Gustavo Kuerten na disputa pelo posto no final da temporada de 2000.
Em 2003, porém, sofreu com uma série de contusões, a pior delas no pulso esquerdo, e despencou no ranking. Hoje no 86º lugar, Safin havia dito antes do início dos jogos em Melbourne que voltaria ao topo da lista da ATP.
"Estou de volta, isso é o mais importante", disse Safin, que, além da vitória, festejou ontem seu 24º aniversário.
Seu adversário na semifinal será outro americano: Andre Agassi.
Atual campeão do Aberto da Austrália, no qual tem uma seqüência invicta de 26 jogos desde 2000, Agassi vencia o francês Sebastien Grosjean por 6/2 e 2/0 quando o rival se retirou de quadra com dores no quadril direito.
Problemas físicos também encurtaram as disputas femininas.
Com um problema nas costas, a francesa Amelie Mauresmo perdeu por W.O. para a colombiana Fabiola Zuluaga. Ela enfrenta agora a belga Justine Henin-Hardenne, que bateu a americana Lindsay Davenport por 7/5 e 6/3.


NA TV - Aberto da Austrália, ao vivo, à 0h30, na ESPN International


Texto Anterior: Diretoria aprova cartilha, e time fica assustado
Próximo Texto: Doping: Sem Maurren, técnico não faz plano olímpico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.