São Paulo, domingo, 28 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

NATAÇÃO

"Torpedo" queima largada

Atenas perde Thorpe para os 400 m livre

DA REPORTAGEM LOCAL

O australiano Ian Thorpe, 21, atual campeão mundial e olímpico dos 400 m livre e recordista mundial da prova, não poderá defender seu título em Atenas.
Ele queimou a largada em uma das baterias do Campeonato Australiano -que vale como seletiva olímpica naquele país- ontem e perdeu a chance de se classificar para os Jogos nessa prova. O incidente aconteceu na mesma piscina em que ele conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney no ano 2000.
De acordo com o empresário do nadador, Dave Flaskas, o sinal de partida da prova demorou para ser dado, e Thorpe se desequilibrou ao ouvir um outro barulho.
O campeão olímpico protestou junto aos oficiais de arbitragem da competição, mas não conseguiu que eles revertessem sua eliminação, após reverem as imagens da largada queimada.
O COA (Comitê Olímpico Australiano) ratificou a decisão. A entidade emitiu nota em que afirma ser impossível modificá-la. "Infelizmente, Thorpe queimou a largada e não há nada que possamos fazer. Isso certamente vai nos custar uma medalha. Esperávamos ganhar duas nos 400 m livre, com ele e com Grant Hackett [que venceu a seletiva e está classificado]", declarou Mike Tancred, assessor de imprensa do COA.
Craig Stevens, o outro representante australiano na prova em Atenas, nem sequer comemorou a classificação. "Tive um dia péssimo. Não desejo o que aconteceu com Thorpe nem para um inimigo, muito menos para um companheiro de treino", falou Stevens, o vice-campeão australiano.
Thorpe estava invicto nos 400 m livre desde o Mundial de Perth de 1998, que venceu aos 15 anos de idade. Ele já quebrou cinco vezes o recorde mundial da distância.
Como o nadador já havia anunciado que não disputará as provas de medley em Atenas, a ele ""só" restarão os 100 m e 200 m livre e os três revezamentos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Disputa pela classificação fica mais acirrada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.