São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fênix?

Ronaldo e Adriano se medem no Rio

Em baixa e sob pressão, atacantes são esperança de Corinthians e Flamengo no duelo de ida das oitavas da Libertadores

Astros treinam à parte para melhorar condições física e técnica e lutam para dar a resposta às suas torcidas hoje à noite, no Maracanã

André Durão/Folha Imagem
Adriano, que formará com Vagner Love a dupla de ataque do Flamengo hoje, no Maracanã, contra o Corinthians pela Libertadores

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL RIO

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Ronaldo tenta um chute na trave sem goleiro. A bola vai longe. O erro o leva a fazer oito flexões de braço, pagamento de aposta com os companheiros.
Cobrado pelo novo técnico Rogério Lourenço, Adriano treinou na defesa para tirar bolas da área em cruzamentos. Aliviou os zagueiros em várias ocasiões, como em 2009.
As cenas nos campos de treino do Botafogo e do Flamengo ontem são retratos do estágio das estrelas corintiana e rubro- -negra. Questionadas, apertam nos treinos para brilhar.
É assim que chegam ao primeiro jogo entre Flamengo e Corinthians, pelas oitavas de final da Libertadores, hoje, às 21h50, no Maracanã.
É assim a sina de ambos há 1.339 dias, desde a eliminação da seleção brasileira para a França na Copa de 2006, quando se apresentaram muitos quilos acima do peso ideal.
Dupla de ataque daquele time, Adriano e Ronaldo se reencontram em campo em times opostos. Desde então, cada um teve dois outros times antes chegarem a Flamengo e Corinthians. Conviveram com lesões (Ronaldo) e problemas psicológicos (Adriano). Viram mulheres, namoradas, amigos polêmicos e até travestis na rota.
Quase desistiram do futebol. E brilharam em 2009 no Brasil, para voltar a afundar neste ano.
O corintiano fez cinco gols nesta temporada, Adriano, 12. Ambos jogaram pouco e se tornaram pesados de novo.
Por isso, vivem hoje uma decisão. Sem a classificação, Ronaldo ficará marcado pelo fim do sonho corintiano. Sem boas atuações, Adriano corre risco de ficar fora da Copa-2010 -Dunga fará a convocação no dia 11 de maio, pouco após a definição do confronto.
Os astros levaram broncas para acordar. Há dez dias, a comissão técnica corintiana confrontou seu atacante. E cobrou dele mais dedicação.
"É fundamental para nossas pretensões na Libertadores que o Ronaldo volte a ser mais Ronaldo. E ele sabe disso. É o "plus" de que precisamos" , contou o técnico Mano Menezes.
Em dez dias, Ronaldo treinou em dois períodos em oito. Aprimorou arrancadas e mobilidade com exercícios e trabalhos com bola. Controlou a alimentação e perdeu peso.
A comissão técnica elogiou, mas admitiu: não é seu auge. "Melhorou dentro do esperado para dez dias. Mas não está no ápice dele", contou o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.
Do lado rubro-negro, a bronca foi da torcida. Após o jogo ante o Caracas, sob risco de queda na Libertadores, Adriano foi ofendido em uníssono por 30 mil fãs. Seus três dias seguintes de treino foram conturbados, com o time sem o técnico. Dedicou-se nesta semana.
"A gente espera o Adriano de 2009. Para ajudar com gols", analisou o volante Maldonado.
Final de treino na Gávea, Adriano treina finalizações por mais 20 minutos. É a segunda vez na semana. Final de treino em General Severiano, Ronaldo bate pênaltis por meia hora.
Calados antes do jogo, ambos prometem se explicar às suas torcidas no Maracanã.


NA TV - Flamengo x Corinthians
Globo (menos Santos), Bandsports e Sportv (menos RJ e SP), às 21h50



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.