São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meninos desafiam ex-técnico em meio a troca de farpas

À frente do Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo enfrenta seus antigos jogadores após receber enxurrada de críticas

Enquanto treinador se irrita e rebate ataques, Dorival Jr. tenta acalmar os ânimos para o confronto de ida das quartas da Copa do Brasil

LUCAS REIS
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Atlético-MG e Santos promovem hoje o reencontro entre o treinador Vanderlei Luxemburgo e seus ex-meninos da Vila 145 dias após o fim de uma relação que terminou conturbada e que ganhou novos atritos nos últimos dias.
O estádio do Mineirão será palco hoje à noite da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil em uma atmosfera hostil, provocada por declarações de ambos os lados.
Torcedores santistas celebram a ótima fase de Neymar, desfalque hoje por causa de lesão no olho direito, Paulo Henrique Ganso e André, que atuaram sob a batuta de Luxemburgo no ano passado, mas "acusam" o treinador de tê-los deixados de lado em boa parte do do Campeonato Brasileiro-09.
Irritado, o técnico do Atlético respondeu ontem, em seu blog. Divulgou um levantamento mostrando que, em 27 jogos, Ganso foi titular em 19 e Neymar, em 13 partidas. Também diz que, quando eles começaram entre os reservas, entraram no decorrer da partida. O Datafolha confirmou os dados.
"Talvez por falta de tempo, ou de repente até por má vontade de alguns, fiz este levantamento para esclarecer este assunto tão debatido pelo meio do futebol", disse Luxemburgo.
Ganso foi categórico. "Ele também erra às vezes", disse, a respeito de jogos em que os meninos ficaram no banco.
Mas não foi apenas esse assunto que esquentou o jogo de hoje. Logo após vencer o São Paulo por 3 a 2 no jogo de ida da semifinal do Paulista, Luxemburgo apareceu na TV dizendo que acreditava que os meninos da Vila não suportariam a pressão. As declarações dele foram usadas na preleção da partida de volta, quando o Santos derrotou o São Paulo por 3 a 0.
"Não adianta quererem botar maldade no que eu disse", disse Luxemburgo, em resposta.
Ontem, no Santos, o técnico Dorival Jr. tratou de esfriar os ânimos. "Não acho que ele guarda algum tipo de mágoa ou rancor do Santos. É um treinador vitorioso, capacitado ao extremo, muito equilibrado."
A saída de Luxemburgo do Santos era promessa de campanha do então candidato Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. O técnico, que ontem parabenizou Marcelo Teixeira pelo aniversário e o chamou de "eterno presidente do Santos", também havia se comprometido a sair caso a oposição vencesse o pleito, o que acabou ocorrendo.
Luxemburgo criticou a imprensa pela polêmica criada. "Estão querendo jogar o pessoal do Santos contra mim. O clima já não é saudável", disse.


NA TV - Atlético-MG x Santos
Band e Globo (para Santos), ESPN Brasil e Sportv 2 (menos para MG), ao vivo, às 21h50



Texto Anterior: Tênis - Régis Andaku: Subindo os degraus com segurança
Próximo Texto: Paulista: Santo André ainda acredita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.