UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro pega Hicham Arazi na 2ª rodada, amanhã

Guga sofre com saque forte, mas vence na estréia em Roland Garros

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten sofreu com o saque do suíço Marc Rosset, mas o derrotou por 3 a 1 (6/2, 6/7, 6/3 e 7/6) na estréia em Roland Garros.
Guga enfrenta amanhã, pela segunda rodada do Grand Slam francês, o marroquino Hicham Arazi, 91º do ranking da ATP.
Ontem, o tricampeão de Roland Garros precisou de três horas e três minutos para despachar Rosset, 108º do mundo.
Aos 32 anos e perto da aposentadoria, o suíço apostou no serviço forte para enfrentar Kuerten.
Rosset procurou aproveitar sua estatura (2,01 m) para sacar forte e subir à rede, tentando abreviar ao máximo as trocas de bola.
A tática do suíço fica bem clara com as estatísticas. Ele obteve 15 aces, cometeu 15 duplas-faltas e deixou o fundo da quadra 68 vezes (contra 12, 8 e 24 de Guga). As médias de Rosset no primeiro e no segundo serviço foram 186 km/h e 158 km/h contra 162 km/h e 131 km/h de Kuerten.
Com tal estratégia, ele conseguiu roubar um set de Guga -desde 1996, quando perdeu do sul-africano Wayne Ferreira, o brasileiro não cedia uma parcial na estréia de Roland Garros.
Após vencer o primeiro set com facilidade, Guga falhou em alguns momentos importantes.
No tie-break do segundo set, após estar vencendo por 3 a 1, cedeu seis pontos seguidos, sendo o último com uma dupla-falta.
No quarto set, chegou a desperdiçar um match point antes de perder o serviço no 12º game.
"Passei por um teste completo hoje [ontem]. Estava jogando um tênis perto da perfeição no primeiro set", disse o brasileiro, 15º do ranking. "Foi difícil ganhar dele, mas agora estou feliz e sei que ainda posso melhorar muito."
Foi a segunda vitória de Guga em duas partidas contra Rosset.
O próximo adversário de Kuerten, o marroquino Hicham Arazi, é um grande freguês do brasileiro, que venceu as cinco vezes em que se enfrentaram em torneios de primeira linha da ATP.
"Vou poder estar um pouco mais relaxado na segunda rodada. A estréia é sempre um jogo mais nervoso", disse Kuerten, que ontem jogou na quadra 1.
Foi a primeira vez desde 2000 que ele atuou em uma quadra diferente da Philippe Chatrier (central) ou da Suzanne Lenglen, as principais do complexo francês.
Hoje, às 6h, Flávio Saretta abre a programação da quadra central contra o russo Ievguêni Kafelnikov, campeão do torneio em 1996.


NA TV - Roland Garros, ao vivo, às 6h, na ESPN Brasil, e às 10h, na ESPN International


Texto Anterior: Fontes de receita
Próximo Texto: Tênis - Régis Andaku: Blablablá do saibro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.