São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

semelhança

Corinthians pega seu "futuro"

Time se espelha no Botafogo, primeiro grande clube a aprender com a Série B e voltar à elite melhor

Cinco anos afastam os projetos de recuperação similares dos adversários desta noite por uma vaga na final da Copa do Brasil

LUÍS FERRARI
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Zerar as dívidas do passado, recuperar a auto-estima do torcedor, passar a limpo os desmandos de administrações anteriores do clube e retornar à divisão de elite do futebol nacional mais forte do que era antes do inédito rebaixamento.
Assim pode ser descrito o projeto do Corinthians para 2008. E assim também pode ser descrita a trajetória do Botafogo em 2003.
O rival da equipe do Parque São Jorge por uma vaga na final da Copa do Brasil nesta noite foi o primeiro grande clube do futebol brasileiro a conseguir transformar o trauma do rebaixamento para a Série B em um divisor de águas. E dirigentes dos dois adversários de hoje apontam semelhanças entre os projetos dos alvinegros.
"Sinto esse espírito no presidente e na diretoria", respondeu o diretor de futebol do Botafogo, Ricardo Rotemberg, ao ser indagado se via no Corinthians semelhanças com iniciativas de seu clube em 2003, na tentativa de um saneamento.
Ele avalia que o Corinthians está no caminho certo para subir, pois "tem o elenco mais competitivo da Série B".
Do lado adversário, o entendimento de que as situações são parecidas também existe.
O Corinthians, a exemplo do que fez o Botafogo em 2003, apostou em novas estratégias de marketing para atrair público e investimento.
E, tal qual o clube carioca planejava antes de assumir o Engenhão, sonha em ter um estádio moderno, sua própria casa, para mandar suas partidas.
Mano Menezes sabe bem que, apesar de o título da Copa do Brasil não ter sido visto como uma das prioridades corintianas no ano, seria perfeito para elevar o moral do grupo.
Por outro lado, em caso de fracasso, espera turbulência, a exemplo do início de crise que se instalou depois da eliminação no Campeonato Paulista, outro certame que não era prioritário na temporada.
"A Copa do Brasil é uma grande oportunidade. Estamos a três jogos de um título de porte nacional, superior à Série B. Certamente [com o título] daria um salto a esta equipe em termos de avaliação para o resto do ano", declarou Mano.
Para conseguir esse salto, será preciso vencer hoje.
Depois de perder por 2 a 1 do Botafogo no Rio, o Corinthians pode avançar à quarta final desta competição em sua história.
Se vencer pelo placar mínimo, a classificação está garantida. Novo 2 a 1 a favor do time da casa leva a definição para os pênaltis. Se o Botafogo marcar mais de um gol, o Corinthians depende de uma vitória por dois tentos de diferença.
O técnico Cuca, do vice-campeão do Estadual do Rio, aponta que a vantagem não fará o Botafogo jogar pelo empate.
"É difícil pensar nisso [procurar segurar o 0 a 0]. Temos que jogar e enfrentar o Corinthians. Eles vão querer fazer gols, e nós temos que fazer também nossa pressão", disse Cuca, enfatizando que ambos têm 50% de chance de classificação.


NA TV - Corinthians x Botafogo
Band, Globo (para SP) e Sportv (para RJ), ao vivo, às 21h50


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Duelistas fazem mistério para ir à decisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.